Reformulado Conselho Consultivo das APAs da Serra do Itaoca e de Lagoa de Cima
Essas áreas proporcionam melhoria da qualidade de vida da população local e proteção dos ecossistemas, orientando o desenvolvimento adequado às várias atividades humanas às características ambientais da área.
Foi realizada na última quinta-feira (5) a reunião do Conselho Consultivo da APA Waldeir Gonçalves- Serra do Itaoca e da APA de Lagoa de Cima. Na ocasião também aconteceu a segunda reunião Extraordinária de 2019 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Comamsa) do triênio na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA). O encontro foi realizado na sede da SMDA.
As APAs são unidades de conservação designadas a preservar e sustentar a característica ambiental e os sistemas naturais existentes. Essas áreas proporcionam melhoria da qualidade de vida da população local e proteção dos ecossistemas, orientando o desenvolvimento adequado às várias atividades humanas às características ambientais da área. O Diretor de Fiscalização ambiental Roger Coutinho destaca a importância do Conselho Consultivo.
- Conseguimos reformular o conselho da APA de Lagoa de Cima e da APA da Serra do Itaoca. Nos próximos dias vamos entrar em contato com todos que se dispuseram, para que eles assinem a documentação. Esses conselhos são de grande importância, pois através deles, por exemplo, o Município recebe ICMS verde e outros investimentos para melhorar a infraestrutura e o grau de preservação dessas unidades de conservação – destaca Roger.
O subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald, comenta a relevância dos membros do COMANSA em estruturar os Conselhos Consultivos da APA de Lagoa de Cima e da APA da Serra do Itaoca.
- Temos dificuldades de ter pessoas disponíveis para constituir todos os conselhos existentes no Município. Os representantes da sociedade civil que são membros do COMAMSA tiveram o ato nobre de fazer parte do Conselho Consultivo, mostrando que existem pessoas realmente preocupadas com o meio ambiente, cumprindo o papel plenamente de proteção dessas APAs - disse Ronald.