Notícia no detalhe
Continua retirada de cercas irregulares em Lagoa de Cima
Nesta segunda-feira (10), fiscais da secretaria municipal de Meio Ambiente estão de volta à Lagoa de Cima para a retirada de cercas que demarcam áreas ocupadas irregularmente por construções utilizadas por residências e comércios. Iniciada na sexta-feira (07), no lado São Benedito, a ação conjunta com a Defesa Civil Municipal e a Guarda Civil Municipal (GCM), é resultado da ação civil pública impetrada no Ministério Público Estadual pelo município, em 2003, para a retomada da área pública denominada de Faixa Marginal de Proteção (FMP). A extensão à margem da lagoa foi ocupada irregularmente imóveis, em sua maioria, de veraneio.
- A ação prevê a retirada de toda edificação construída irregularmente, mas, por enquanto, somente as cercas estão sendo retiradas imediatamente e esse é um trabalho demorado. Além disso, retornaremos à lagoa em outras vezes, na tentativa de identificar os proprietários, notificá-los para a desocupação dos imóveis e encaminhá-los ao Ministério Público - explicou o fiscal de Meio Ambiente, André Oliveira.
A identificação dos proprietários dos imóveis está sendo realizada concomitantemente à ação de retirada das cercas. Muitos dos imóveis construídos para moradia encontram-se fechados por se tratar de casas de veraneio, dificultando a identificação dos donos. Nos comércios, é comum a presença somente de empregados, pessoas oriundas do local.
- Existem casos de cercas até mesmo dentro da lagoa, tornando o trecho em uma espécie de praia particular e isso não pode acontecer. A lagoa é de todos e os banhistas não podem ser impedidos de ter acesso a uma área pública como vem acontecendo - salientou André.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
- 02/05/2026 08:40:56 Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
- 02/05/2026 08:01:04 FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
0205 08h40Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
0205 08h01FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
0105 19h04Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















