Notícia no detalhe
Campanha de vacinação contra gripe A começa segunda
A superintendência de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde dará início, na próxima segunda-feira (8), à Campanha de Vacinação contra a Gripe A, que atingiu 202 pessoas no ano passado em Campos. O plano de vacinação no município acontecerá de forma escalonada. Na primeira semana, de 8 a 14 de março, o ônibus da Vacinação vai aos hospitais da cidade para vacinar os profissionais e estudantes estagiários da área de saúde. Eles não precisarão se dirigir a nenhum pólo específico para receberem as doses. Cinco mil doses da vacina foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para esta primeira etapa.
A Epidemiologia visitará, nos primeiros dias, o Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus, Plantadores de Cana e os hospitais particulares Unimed e Dr. Beda. Ao mesmo tempo, outra equipe visitará as Unidades Básicas de Saúde do município. Em seguida, a Santa Casa de Misericórdia e a Beneficência Portuguesa receberão o ônibus itinerante.
Ao todo, serão enviadas cerca de 140 mil doses para toda a campanha, que está prevista para terminar dia 23 de abril. Após essa data, terá início a campanha de vacinação contra gripe sazonal para idosos, entre os dias 24 de abril e 8 de maio. No mesmo período, os idosos com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. Entre os dias 15 e 21 de março, a imunização acontecerá para as gestantes. Na terceira semana da campanha, será a vez das crianças de seis meses a dois anos de idade receberem as doses. A estretégia para a 2a e 3a semanas será anunciada na próxima semana pela Secretaria de Saúde.
O Superientende de Saúde Coletiva, Charbell Cury, explicou que os profissionais da saúde que não conseguirem receber as doses durante os dias previstos no calendário poderão procurar a Secretaria de Saúde. Eles serão encaminhados a um dos pólos criados pelo município para atender aos diferentes grupos da campanha. Ao todo, haverá seis pólos específicos para cada grupo. “Em breve, vamos dizer quais são estes pólos e quais serão os próximos grupos a serem vacinados”, disse o epidemiologista.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que as pessoas que não integram o grupo de risco serão vacinadas posteriormente, em uma segunda etapa da campanha. “O Ministério da Saúde do nosso país é o único que vai oferecer as doses também para a população não prioritária, mas eles serão vacinados depois”, afirmou o secretário, lembrando que a população escolhida para participar da primeira fase é considerada grupo de risco, pois foi a mais afetada pelo vírus durante o surto do ano passado. Este ano, não houve casos da doença na cidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 18:22:47 Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
- 19/05/2025 17:24:14 Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
- 19/05/2025 16:59:24 Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
- 19/05/2025 15:54:35 Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
1905 17h24Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
1905 16h59Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
1905 15h54Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
1905 14h11CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa