Notícia no detalhe
FMIJ capacita educadores e auxiliares em parceria com a UFF
Por: Tatiana Freire -
Foto: Divulgação - 30/08/2019 - 20:22:02
Propondo a criação de um ambiente de conversa e construção coletiva, o Centro de Regulação de Vagas e Supervisão Técnica (CRVST) da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) iniciou, nesta semana, uma nova etapa de capacitação para todos os educadores e auxiliares de educadores que atuam nas oito Unidades de Acolhimento Institucional geridas pela instituição. No primeiro dos cinco encontros mensais previstos para acontecer até o final deste ano, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), os profissionais tiveram a oportunidade de refletir e discutir a respeito da dimensão socioeducativa no acolhimento a fim de superar preconceitos e estigmatização.
De modo a atender a todos os colaboradores, a capacitação foi realizada em dois momentos, na última quarta-feira (28) e nesta sexta-feira (30), no auditório da UFF. Dentre diversas outras questões, os profissionais foram provocados a refletir sobre a importância que exercem no desenvolvimento das crianças e adolescentes acolhidos e ainda sobre seu papel de instrumentalizar e encorajar os jovens, para que eles vislumbrem novos caminhos e se encantem com as estas possibilidades.
A capacitação foi ministrada pela professora do Departamento de Serviço Social da UFF, Juliana Nazareno, que também é responsável pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas da Universidade. Sob a coordenação de Juliana, bolsistas da universidade realizaram uma pesquisa nos acolhimentos, através da qual, ouvindo os adolescentes, puderam identificar, dentre outros aspectos, que a maioria dos jovens compreende que os acolhimentos são “lugares de passagem, que oferecem a eles proteção até que possam retornar ao convívio familiar”, especificamente nos casos em que há possibilidade de reintegração familiar.
Durante a conversa houve uma ampla troca de experiências. As graduandas expuseram um pouco do resultado obtido na pesquisa e os educadores e auxiliares de educadores narraram algumas de suas vivências, pontuando diversas questões e buscando, coletivamente, formas de aperfeiçoar o trabalho realizado.
“Este é um importante momento de qualificação profissional. O que, aliás, tem sido uma preocupação constante da nossa gestão: capacitar cada vez mais os servidores”, disse a presidenta da FMIJ, Sana Gimenes. Já a diretora de Planejamento e Regulação, Beatriz Mateus, destacou que “nunca somos sabedores de tudo e, por isso, temos sempre que partir do princípio que podemos e devemos melhorar”.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento