A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Programas e Convênios, realizou nesta quarta-feira (21) o 1º Encontro Presencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2019, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O tema do evento foi “Inclusão” e contou com palestras da diretora de Assistência Multiprofissional da Smece, Beatriz Siqueira, em três turnos para contemplar professores alfabetizadores e de salas de recursos da rede municipal. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Centro.
Ao abordar as políticas públicas para inclusão, Beatriz expôs a trajetória da pessoa com deficiência, das práticas excludentes e segregadoras do passado até o sujeito de direitos atual, com leis específicas que garantem acesso ao ensino. A pedagoga pontuou as especificidades do aluno da rede pública, geralmente mais vulneráveis, assim como a necessidade de maior compreensão e conhecimento dos profissionais da educação para derrubar preconceitos e melhor acolher o estudante.
- A Educação Inclusiva é uma proposta de Política Pública, onde a escola é vista como um espaço diverso, para todos. Já a educação especial é uma modalidade de ensino dentro desta política. Alfabetizar um aluno com deficiência requer desejo, vontade. É preciso se livrar de preconceitos, ver o aluno para além da deficiência e ser flexível. Não podemos voltar a ter classes especiais e retomar à escola que segrega - frisa Beatriz.
Grayciane Carvalho Hygino é professora da sala de recursos da Escola Municipal Alcindor de Moraes Bessa, no Turfe. Um dos 33 espaços de apoio pedagógico da rede municipal, criados para desenvolver as habilidades do aluno, dando a ele mais autonomia. “Essa palestra é importante para que os professores tenham um novo olhar para o aluno com deficiência. O desconhecimento, o não saber o que fazer com o estudante, faz com que muitos tenham dificuldade em acolher. No início também foi difícil pra mim. A gente precisa aprender a lidar com a diversidade para poder trabalhar as potencialidades do aluno e dar mais qualidade de vida a ele”, relata.
Pelo menos outros dois encontros PNAIC/UFRJ acontecerão este ano, trabalhando os eixos temáticos propostos pela universidade: Literatura e Métodos de Alfabetização. O próximo será no dia 18 de setembro com o tema “Entre a Leitura Literal e a Literatura: Caminhos Possíveis”. Depois, no dia 23 de outubro, será debatido “Oralidade, Escrita e outras Semioses na Alfabetização”. Ambos no auditório do IFF e com palestras nos três turnos.
PNAIC- O pacto é um compromisso formal, firmado entre municípios e Governo Federal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Para tal, uma série de capacitações são oferecidas aos professores alfabetizadores, revendo práticas, conceitos e metodologias. Em 2019, o Ministério da Educação decretou o fim das bolsas para formadores do PNAIC. Para viabilizar a manutenção das capacitações, a secretaria municipal de Educação firmou uma parceria direta com a UFRJ.