A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra (SJB), Michelle Pessanha Pinto Lessa, visitou a Gestão do Programa Bolsa Família (PBF) em Campos nesta terça-feira (30), junto à sua equipe técnica, para conhecer a dinâmica de trabalho do setor e a logística de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico). "Estou impressionada. Voltamos para nossa cidade bastante motivadas. A organização foi o que mais me impressionou, em todas as áreas, da educação dos funcionários aos uniformes e, principalmente, a estrutura, cadastro e atendimento", afirmou.
A assessora chefe de Transferência de Renda e Benefícios Assistenciais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Simone Barreto, recebeu a equipe do município vizinho, composta, ainda, pela gestora do Programa Bolsa Família de SJB, Aline Silva de Carvalho, e pela coordenadora geral da Assistência Social, Aline Pontes de Souza. Segundo ela, o trabalho em Campos é bem sucedido graças à constante qualificação dos técnicos. “Estamos focados na qualificação da equipe, o que vem resultando em um atendimento diferenciado e de qualidade, com humanismo, que é a determinação do prefeito Rafael Diniz e do secretário Marcão”, garantiu.
Michelle afirmou que pretende visitar os demais setores da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. "Nosso objetivo é o mesmo: atender bem a população. Quero também visitar os setores de Vigilância, Proteção Social Básica e Especial, entre outros. Os municípios precisam conversar e trocar figurinhas", completou, convidando a gestora Simone para ministrar capacitação para os servidores de SJB.
"Estamos dispostos a contribuir. Abrimos nossas portas para trocar ideias e auxiliar no que for preciso. Cada município tem suas particularidades e Campos é referência na Região", destacou Simone.
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do CadÚnico de Campos (89,81%) está acima da média nacional, que encontra-se em 86,08%. A informação está disponível no site do Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. “Isso significa que o cadastro do município está bem focalizado e atualizado”, diz a mensagem do órgão, ligado ao Governo Federal.
Além disso, a cobertura do Programa Bolsa Família (PBF) também atende satisfatoriamente ao que preconiza o Governo Federal, ou seja, de 100% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O município já alcançou a meta de atendimento do Programa”, diz o site.