Notícia no detalhe
Protocolo de Nahas: idosos têm perfil de estilo de vida avaliado
Os idosos respondem a 15 perguntas que, juntas, formam o pentáculo do Bem-Estar.
Por: Patrícia Barreto -
Foto: Divulgação - 20/08/2019 - 18:07:04
Os idosos da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) tiveram o perfil nutricional analisado pelos alunos do curso de Educação Física dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (IseCensa) por meio de um questionário. O teste de Nahas foi aplicado com base no protocolo científico validado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a ação realizada nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Centro Dia do Idoso, em Guarus; e na Casa de Convivência do Parque Tamandaré, respectivamente.
De acordo com a superintendente da Sesa, Heloísa Landim, o Protocolo de Nahas é um método avaliativo, no qual envolve a saúde do idoso por meio de dados pertinentes à nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de estresse dos idosos. Os alunos estão no 8º período do curso e a atividade faz parte da disciplina de Gerontologia.
- Mais do que colher dados, o Protocolo (de Nahas) traça o perfil dos idosos assistidos pela Rede de Proteção Social, implantado no governo Rafael Diniz. Aponta quais são as intervenções necessárias e que são apropriadas para a terceira idade, promovendo qualidade de vida, autonomia e um envelhecimento com qualidade - ressaltou a superintendente.
Heloísa destaca que a parceria com o Isecensa é fruto de um termo de cooperação técnica assinado em 2017 que, desde então, soma nesta ótica do monitoramento e coleta de dados, a possibilidade de trabalhar a diversificação da programação aplicada.
Os idosos respondem a 15 perguntas que, juntas, formam o pentáculo do Bem-Estar. “Achei importante responder ao questionário. É rápido, os alunos foram muito educados e atenciosos; e como foi explicado, a pesquisa vai contribuir para ampliar e adequar as atividades já oferecidas na Tamandaré”, disse Ana Moreira, aluna da ginástica de força resistida.
O teste de Nahas foi criado pelo brasileiro Markus Nahas, professor de educação física com especializações em diversas universidades americanas.
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















