Para entrar no clima da 1ª Semana Municipal do Folclore que acontece neste fim de semana, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a Casa de Convivência do Parque Tamandaré promoveu nesta quarta-feira (14), o Folclore da Maturidade. O evento teve apresentação de roda de carimbó; trovas, poesias e contos; cantigas com o coral Doce Encanto; desfile; spa da beleza e muita animação com o grupo de pagode Irmãos do Samba. Todas as atividades contaram com a participação dos alunos do espaço.
De acordo com o professor responsável pelo grupo de teatro Nós na Fita, Josué Ribeiro, as lendas apresentadas - Ururau da Lapa e da Loira do Bonde - foram sugeridas pelas próprias alunas do grupo. O figurino da roda de carimbó também foi idealizado e confeccionado pelas participantes.
- Nos primeiros ensaios para a apresentação da roda de carimbó tínhamos 10 alunas. Aos poucos, ganhamos mais adeptas porque elas foram percebendo que apesar de não ser uma dança característica de Campos, é uma belíssima apresentação que alia auto-estima, criatividade e a memorização. As lendas selecionadas são inter-geracionais, daí o trabalho do lado afetivo - disse Josué.
De acordo com a superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), Heloísa Landim, os idosos estão tendo a oportunidade de virar a página no que diz respeito a envelhecer com dignidade.
— Com o aval do prefeito Rafael Diniz que nós conseguimos trazer para as Casas de Convivência ações como esta que estamos realizando hoje e tantas outras dentro da Rede de Proteção Social, do 60+Saúde. O nosso agradecimento a Deus, aos idosos porque participam efetivamente de tudo e a todos os colaboradores da Superintendência que seguem incansáveis em prol de um ideal — ressaltou Heloísa.
Marilda mandou fazer uma saia bem rodada e colorida para a apresentação do carimbó e sambou pra valer ao som do grupo de pagode.
- Tem alegria maior que essa? Somos tão bem tratados aqui. São a nossa família. Aqui sou feliz e a doença não tem vez - afirmou a aposentada, de 87 anos.
Semana Municipal do Folclore — A 1ª Semana Municipal do Folclore faz parte do 1º Festival de Samba que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O Festival de Samba é coordenado pela Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), com apoio da Prefeitura de Campos e setor privado.