Atendendo ao novo planejamento dos Distritos Sanitários, já está funcionando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vila Nova, Ibitioca e na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão, o serviço de Fisioterapia. A Prefeitura instalou salas para atendimento nestas unidades para disponibilizar o serviço a centenas de pessoas nessas comunidades e localidades próximas.
Segundo o fisioterapeuta César Knifis, assessor chefe do Departamento de Fisioterapia, ligado à Subsecretaria de Atenção Básica, a medida já está garantindo maior facilidade de acesso ao serviço a pacientes que antes tinham de se deslocar até a região central.
— O serviço de Fisioterapia está sendo ampliado e o número de pessoas do interior do município atendidas tende a aumentar, uma vez que essas regiões ainda não eram contempladas diretamente com a Fisioterapia — destacou César Knifis. “Temos observado um significativo aumento de pessoas da região procurando o serviço”, acrescenta a fisioterapeuta Simone Campos, da UBS de Ibitioca.
Segundo Knifis, novos polos poderão ser inaugurados em outros pontos do município. “A ideia é levar o serviço para cada vez mais perto da população. Deveremos inaugurar, ainda este ano, novas salas no município”.
O serviço na UBS de Vila Nova beneficia também moradores dos arredores. Já a UPH de Travessão, com o serviço sendo estendido a pacientes da região, pode chegar a 100 atendimentos ao mês. Em Ibitioca, estão sendo atendidos também pacientes das comunidades de Pernambuca, Planície, Ponta da Lama e Serrinha, dentre outras.
Para Alessandra Pacheco, responsável pela UPH de Travessão, “É uma grande alegria receber a Fisioterapia. Foi uma conquista enorme para a comunidade. Já havia o serviço para a terceira idade, mas agora podemos atender a todas as idades”.
Recentemente, a Prefeitura entregou à população a nova UPH de Travessão. A obra, que começou em junho de 2013 com previsão de entrega em 2014, foi paralisada no governo anterior. A unidade vinha funcionando num prédio adaptado e em contêineres. A nova UPH tem dois andares e funciona 24 horas por dia, com ambulatório e atendimento de urgência e emergência, beneficiando mais de 45 mil pessoas da região Norte do município.