Notícia no detalhe
Crianças receberão incentivo de alimentação saudável
Por: Nickolas Abreu e Tatiana Freire -
Foto: Rafael Peixoto - 01/08/2019 - 15:01:33
Através de parceria com a ONG Alimentação Consciente Brasil, cozinheiros e merendeiros da rede municipal passam por capacitação para implementação de um programa de alimentação mais saudável e sustentável. Uma vez por semana, receitas diferenciadas farão parte do cardápio com a proposta de incentivar o consumo de verduras e legumes nas refeições oferecidas nas escolas e creches municipais e instituições da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
Campos será o terceiro município do estado a integrar a proposta de política alimentar operada pela organização. Além de Niterói e São Gonçalo, Sinop (MT), Várzea Grande (MT), Cuiabá (MT), Pedreira (SP) e o Instituto Federal do Sul de Minas também já aderiram à ação. Entre os novos pratos, chilli de feijões, estrogonofe com leite de inhame e legumes, quibe com recheio de abóbora e feijoada de legumes serão inseridos no cardápio elaborado por nutricionistas.
- Temos profissionais que cuidam diariamente da alimentação das nossas crianças e adolescentes, garantindo refeições balanceadas e nutritivas. Esta parceria surge para diversificarmos ainda mais o ótimo trabalho que já vem sendo feito, sempre focados em oferecer o melhor para os nossos assistidos - disse a presidenta da FMIJ, Sana Gimenes.
Assistidos da sede da FMIJ e das Unidades de Acolhimentos Institucionais serão beneficiados pela proposta e, em primeira fase, cerca de 30 escolas da rede municipal de educação participarão da iniciativa. Além das refeições principais do cardápio, os profissionais aprendem a fazer mingau de banana com aveia feito com leite vegetal de aveia e curau de milho.
- Existe uma mudança atual no padrão do consumo, que faz com que as crianças cada vez mais prefiram produtos industrializados. Obesidade, diabetes, colesterol alto são consequências de uma padronização alimentar pobre em verduras, legumes e frutas - comentou a nutricionista do programa Alimentação Consciente Brasil, Thayana Oliveira, que ministra a capacitação junto a também nutricionista Bruna Nascimento.
Merendeira da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, Ana Lúcia Lyrio aprovou as novidades, principalmente, pela possibilidade de ampliar a variedade de nutrientes nos pratos dos estudantes. “A sensação de poder aprender e colocar os conhecimentos em prática é muito positiva. Tinha consciência da importância da alimentação nutritiva, mas precisava desse incentivo”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/02/2023 12:17:47 Obras de reforma na Creche Rita Chardelli agradam pais de alunos
- 05/02/2023 11:11:34 Novo trecho da Avenida 28 de Março será interditado nesta segunda-feira
- 05/02/2023 10:59:47 Áreas de embarque e desembarque escolar começam a valer a partir desta segunda
- 05/02/2023 10:06:49 Feira da Roça anima compras de veranistas e moradores no verão de Farol
- 05/02/2023 09:42:36 Barão Vermelho reúne gerações de fãs e agita a noite de sábado em Farol
1
Inscrições para processo seletivo de profissionais para o Programa Criança Feliz
2Resultado preliminar do processo seletivo da Educação será antecipado
3Aberto hoje o período de matrícula para ano letivo 2023 da rede municipal
4Professores substitutos do Processo Seletivo de 2022 são convocados
5Matrícula para ano letivo 2023 na rede municipal entre 10 e 31 de janeiro
6Liberado resultado preliminar e classificação dos candidatos do Processo Seletivo