As duas primeiras edições do CRAS Perto de Você (CPV), novo projeto da Prefeitura de Campos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) em parceria com a Superintendência Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), foram um sucesso e somaram mais de 200 atendimentos. Moradores de Farol de São Tomé e adjacências foram contemplados na primeira ação, que contou com coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes. Já o segundo evento beneficiou os moradores do Jardim Aeroporto, com apoio do CRAS Codin.
De acordo com o secretário da pasta, Marcão Gomes, o CPV acontece em parceria com a Superintendência de Trabalho e Renda, que oferece orientações quanto ao cadastro no Balcão de Empregos e agendamento para retirada de carteira de trabalho. “Além disso, ofertamos outros serviços como corte de cabelo, palestras, encaminhamentos para os demais setores e órgãos da Prefeitura, e todos os serviços dos CRAS”, afirmou Marcão.
O local e data do próximo CRAS Perto de Você serão definidos em breve. Segundo o gerente geral dos CRAS, José Vitor Silva, o objetivo é descentralizar o atendimento da Secretaria e facilitar a vida dos usuários.
“A segunda edição também atendeu às nossas expectativas. A população compareceu e constatou que o trabalho de aproximar a população dos nossos serviços tem sido feito, seguindo as orientações do secretário Marcão Gomes, e do prefeito Rafael Diniz. A parceria entre a coordenação dos CRAS e a Superintendência de Trabalho e Renda tem dado certo”, destacou José Vitor.
Marcos Junior, 17 anos de idade, morador do bairro Jardim Aeroporto, conseguiu tirar a primeira via da carteira de trabalho, sem dificuldade e burocracia. “Gostei muito dessa ação, é uma forma de nos aproximar dos serviços. Ajuda bastante os moradores do bairro”, disse.
CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que visa prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Em Campos, há 13 unidades: Chatuba, Codin, Custodópolis, Esplanada, Goitacazes, Jardim Carioca, Jóquei, Matadouro, Morro do Coco, Parque Guarus, Penha, Travessão e Ururaí.