Notícia no detalhe
Conferência debate elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar
Por: Kamilla Uhl -
Foto: Antônio Cruz - 17/07/2019 - 18:24:38
A Prefeitura de Campos partiicpou da Mesa de Abertura da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável que prossegue nesta quinta-feira (18) no auditório do Centro de Ciências do Homem (CCH), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Os debates promovidos durante o evento, iniciado na quarta (17), visam, entre outras medidas, à elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e à criação de políticas públicas nesse âmbito.
A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA-Campos) — ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) — em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca). Participaram da mesa o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes e o vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso.
"É muito importante fortalecer os conselhos principalmente neste momento em que eles estão sofrendo desgastes em nível nacional; além disso, mobilizar a sociedade para um debate, considerando que a situação econômica dos dias atuais dificulta o acesso à alimentação. Já está sendo elaborado o Plano Municipal de Segurança Alimentar para ser apresentado à Câmara Municipal, a fim de regulamentar os instrumentos que vão permitir esse acesso. Esta gestão vem fazendo movimentos significativos para fomentar o campo e a agricultura familiar com objetivo de a tornar viável nas escolas e na mesa dos cidadãos. Espero que consigamos sair daqui com um documento apontando as reais necessidades que demanda o município e que deixemos um legado na segurança alimentar", pontuou Marcel.
O secretário Marcão Gomes falou dos avanços do Governo neste setor. “Estamos trabalhando muito para inaugurar nosso Centro de Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, já criamos o decreto 258/2017, regulamentando a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-Municipal), órgão que integra o Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e criamos a Lei 8882, que institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), cuja principal meta é a elaboração do plano municipal de SAN. O prefeito Rafael Diniz tem grande sensibilidade ao tema, apesar das dificuldades financeiras do município”, afirmou Marcão.
Professor da UENF, economista e doutor em Ciência Política Mauro Campos coordena um mapeamento das políticas públicas ligadas ao tema em questão, e também está participando da Conferência. Ele afirmou que a política de segurança alimentar é transversal e esbarra em questões ligadas à assistência social, saúde, educação, entre outros. “O COMSEA aqui em Campos está se solidificando e se tornando um órgão bastante ativo", opinou.
A gerente do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da SMDHS, Danielle Quilici, afirmou que o evento é de grande importância para município. "Através da participação popular será possível criar o plano municipal, junto com os pares do governo: saúde, educação, agricultura, dentre outros. A política voltada a essa área é responsabilidade de todos, visto que é transversal em todos os segmentos. É uma construção árdua, mas já avançamos muito. Temos um padrinho muito especial que é Marcão, que vai colaborar ainda mais", explicou.
Agricultor e presidente do COMSEA, Davi Barbosa, discursou sobre a importância de construir um bom diálogo em prol da sociedade. "Segurança alimentar não se faz sem produção saudável. Devemos olhar com carinho a forma de produção, respeitando o meio ambiente e a família em torno, para que esses alimentos cheguem de forma mais saudável à mesa da população", defendeu.
A representante do CONSEA-RJ, Rosa Alvarenga, ministrou palestra abordando o tema Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos. "Precisamos da sociedade civil comprometida dizendo quais são as grandes questões e o poder público comprometido informando quais as melhores diretrizes a serem tomadas. Campos está avançando de forma rápida e objetiva criando caminhos e organizando sua política, colocando a intenção de criar seu plano e de dar continuidade a esse movimento. Aqui na cidade, todos os dias da semana tem feira da roça nos bairros, já existe um movimento de demonstrar a importância da agricultura familiar. Não se trata somente de vender produtos, mas de criar um espaço de conscientização, fazer reconhecer o papel do agricultor", disse.
Rosa acrescentou que o dever da gestão pública é respeitar, monitorar, fiscalizar e garantir os mecanismos, junto com a sociedade civil, além de estar aberta ao diálogo. "O caminho passa necessariamente pela soberania alimentar. Estamos falando da comida que respeita as pessoas, a agricultura familiar, a agricultura camponesa, o aleitamento materno, os quintais produtivos; a comida que a gente sabe de onde vem e como vai chegar no nosso organismo, produzindo saúde do jeito que merecemos, sem agrotóxicos, o mais natural possível", completou.
A Conferência contou, ainda, com apresentação de Matheus Florêncio, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Travessão, que leu o poema sobre segurança alimentar. A ex presidente do CRN4, ex conselheira do CONSEA RJ e ex secretária executiva do CAISAN RJ, Katia Cardoso, também deus suas contribuição. A programação inclui também mesa redonda, grupo de trabalho sobre os eixos temáticos e plenária de eleição dos delegados para a 5a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável (CESANS).
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento