Notícia no detalhe
Equipes de abordagem social do Creas e Centro Pop em capacitação
O curso foi direcionado às equipes responsáveis pelas abordagens que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência para População em situação de rua (Centro Pop) e teve ob
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) promoveu, nesta segunda-feira (10) capacitação sobre o serviço especializado de abordagem social com foco em crianças/adolescentes/famílias em situação de vulnerabilidade e violação de diretos. O curso foi direcionado às equipes responsáveis pelas abordagens que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência para População em situação de rua (Centro Pop) e teve objetivo de nivelar o atendimento entre os equipamentos, visando o seu aprimoramento.
O evento aconteceu no Creas 3. A assessora chefe da Vigilância Socioassistencial da SMDHS, Fernanda Cordeiro, e o vice-presidente do Conselho de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) e assistente social do Acolhimento Lara, Renato Gonçalves, foram os palestrantes.
O secretário da pasta, Marcão Gomes, afirmou que foram discutidas questões relacionadas à operacionalização do serviço de abordagem, "como conhecimento do território, informação, comunicação e defesa de direitos, escuta, orientação e encaminhamento para a rede de serviços, articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, bem como com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos", detalhou Marcão.
Segundo Fernanda, o serviço especializado em abordagem social desenvolve ações continuadas e planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo e de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção. "É um serviço delicado e processual. No primeiro contato, a criança foge dos técnicos, mas a gente precisa aplicar estratégias de aproximação", disse Fernanda.
A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabiana Teixeira, acrescentou que a intenção é "aprimorar a identificação de potenciais/situações de violação de direitos aos públicos prioritários, como crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência, conforme indica a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais", explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















