Notícia no detalhe
Semana de muitas atividades da Campanha Junho Violeta
Por: Patrícia Barreto -
Foto: Divulgação - 07/06/2019 - 16:31:19
De forma descontraída e muito informativa: esta foi a marca da primeira semana da Campanha Junho Violeta promovida pela Prefeitura de Campos por meio da Superintendência de Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa. As atividades que marcam o mês dedicado ao combate à violência contra os idosos seguem até o próximo dia 29, quando acontece a II Caminhada da Maturidade. Entre bate-papos com assistentes sociais, advogados, equipe de enfermagem e caminhada, aos idosos ficou claro quais são os tipos de violência, onde e como denunciar.
A programação começou na última segunda-feira (3), com abertura da Campanha, na Casa de Convivência do Parque Tamandaré. O advogado Renato Dumas falou sobre os direitos dos idosos, segundo a Constituição Brasileira. Na terça (4), foi a vez do grupo da Casa de Convivência de Travessão caminhar pelas ruas centrais do distrito e chamar atenção à campanha criada pela ONU, em 2006, mas que, em Campos, só ganhou notoriedade na gestão do prefeito Rafael Diniz, a partir de 2017.
No Centro Dia do Idoso teve roda de conversa com a equipe de enfermagem, a advogada Andréa dos Santos e a gerente da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a assistente social Anne Caroline Cardoso.
Na quinta (6), na Casa do Tamandaré, a assistente social Ângela Ventura, colocou os idosos para dar muita risada com um bate-papo extrovertido, porém muito esclarecedor. Ela falou sobre a violência nas duas vias: a sofrida e a praticada. "Pessoas acima de 65 anos têm prioridade. Acima de 85 têm prioridade especial. Quantas vezes o idoso é violento com outro idoso? Como pode querer que o jovem tenha paciência com ele, se ele não tem o mesmo sentimento com seu similar?", questionou Ângela abordando ainda temas como ciberbullyng, violência sexual e patrimonial.
As Casas de Convivência do município abordam, o ano todo, a violência contra o idoso. O objetivo do Junho Violeta, de acordo com a superintendente da Sesa, Heloísa Landim, é intensificar e difundir o trabalho realizado rotineiramente. "Um mês dedicado a esta causa desperta na sociedade, através dos meios de comunicação, um olhar apurado. É uma campanha internacional na qual Campos, através do prefeito Rafael Diniz, está inserida no combate à violência contra a pessoa idosa e isso demonstra a prioridade desta gestão com o envelhecimento saudável", destacou Heloísa.
A aposentada Marlene Lima participou do bate-papo promovido no Centro Dia, nesta sexta (7) e ficou muito satisfeita com as informações esclarecidas. “Hoje passei a saber o que é realmente violência contra o idoso. Porque às vezes ela está dentro de casa, do nosso lado e a gente não percebe”, finalizou.

Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto