Notícia no detalhe
Nível do Paraíba começa a baixar em Campos
O nível do Rio Paraíba do Sul começou a baixar na manhã desta quinta-feira (30), conforme medições realizadas pela Defesa Civil Municipal. Depois de atingir a marca de 10,19 metros durante a madrugada, o volume de água sofreu redução a partir das 7h, chegando a cota de 10,12 metros. A tendência, segundo o secretário de Defesa Civil, Marco Soares, é que continue baixando nas próximas horas.
A previsão é baseada em informações obtidas com órgãos de municípios vizinhos, também cortados pelo Paraíba. De acordo com Marco, em Itaocara o rio está com o nível 82 centímetros mais baixo. Em São Fidélis, a redução do volume de águas, em 24 horas, foi de 51 centímetros. “Também o Rio Muriaé está baixando na região, o que nos tranquiliza quanto à localidade de Três Vendas. Em Itaperuna, onde ele atingiu a marca de 5,2 metros, já amanheceu hoje com 5,07 metros. Em Italva, o Muriaé baixou 16 centrímetros de ontem para hoje”, informa Marco.
Ações – Além do monitoramento do nível dos rios que cortam o município, a Defesa Civil, junto com a secretaria de Família e Assistência, está prestando assistência às famílias das localidades de Murundu, Ilha do Cunha, Catuaba e do distrito de Santo Eduardo. Com as secretarias de Agricultura e Pesca e de Obras e Urbanismo, a Defesa Civil está atuando em Murundu para a desobstrução das estradas.
- Em Mocotó do Imbé estamos aguardando condições para que possamos chegar à localidade e levar água e mantimentos para as 50 famílias que estão isoladas. As estradas de acesso estão obstruídas, devido ao deslizamento de terra por causa das chuvas. Em alguns pontos, as vias estão com até 1,5 metro de água. O Corpo de Bombeiros deve tentar novamente hoje chegar ao local por terra e caso não consigamos chegar ao local, vamos solicitar ao Estado helicóptero para que possamos ter acesso às famílias”, adiantou Marco Soares.
De acordo com Marco, a secretaria de Saúde já se disponibilizou para, através de equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), fazer uma varredura nos pontos atingidos por alagamentos. O objetivo é realizar um trabalho preventivo, evitando a ocorrência de doenças, como a leptospirose.
- Não podemos deixar de destacar a cooperação de outras secretarias que estão buscando trabalhar em conjunto conosco para atender a uma determinação da Prefeita Rosinha Garotinho, para que todos nós façamos um trabalho intenso, um esforço conjunto e garantamos assistência a todas as famílias atingidas”, destaca o secretário de Defesa Civil.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 14:23:56 Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















