Notícia no detalhe
Trabalho de Campos com idosos é apresentado em congresso internacional do SUS
Prefeitura de Campos, através da Superintendência do Envelhecimento Saudável, firmou parceria com o aplicativo Medex, que monitora o quadro clínico dos assistidos
Resultados positivos em relação à saúde dos idosos de Campos são apresentados em Congresso Internacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado no início deste mês, em Teresina (PI), e reuniu as maiores autoridades em saúde pública. Os dados de Campos são referentes ao aplicativo Medex que monitora remotamente o quadro clínico dos usuários.
Diante do sucesso, a empresa disponibilizou 10 mil downloads para os idosos que ainda não desfrutam do serviço operacional. Este trabalho é pioneiro erealizado pela Prefeitura de Campos por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), sem gerar ônus aos cofres públicos.
Em menos de seis meses após a instalação do aplicativo nos smartphones dos idosos, os resultados são muito significativos: reduções de aproximadamente 50% de rehospitalização, mais de 20% no peso corporal dos usuários do aplicativo, 25% da pressão arterial dos hipertensos e mais de 29% da glicemia em diabéticos e resistentes à insulina.
Elizete Monteiro, de 67 anos, é aluna assídua das atividades oferecidas no Centro Dia, em Guarus. Ela reconhece a eficácia do aplicativo na melhora da sua qualidade de vida.
- Desde a juventude, luto contra problemas de cunho emocional. No dia que instalaram o aplicativo no meu celular confesso que fiquei meio receosa, desconfiada de "falar com uma máquina". Mas, de lá pra cá, tudo mudou. Sou outra pessoa. Eles (atendentes) do Medex me ligam, mandam mensagem, perguntam porque não inseri os dados, como glicose e pressão arterial. São meus filhos virtuais. Não sei mais viver sem eles – admite a aposentada.
A superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, comemora os resultados. “Na prática, o cuidado de prevenção com o idoso impacta em uma menor utilização de serviço emergencial hospitalar, gerando economia para o município. A disponibilização de mais downloads, a custo zero para o município, vai permitir, inclusive, oferecer o serviço de prevenção à população envelhescente, por meio da Secretaria de Saúde, por exemplo. Assim é a gestão do prefeito Rafael Diniz: comprometimento e responsabilidade com a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.
O CEO da Medex, Paulo Campos, foi quem apresentou os dados extraídos de Campos no Congresso. “O objetivo do sistema é atuar de forma preventiva, diagnosticar e monitorar a saúde do idoso em tempo real. E, em Campos, esta iniciativa é um sucesso”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto