Notícia no detalhe
Trabalho de Campos com idosos é apresentado em congresso internacional do SUS
Prefeitura de Campos, através da Superintendência do Envelhecimento Saudável, firmou parceria com o aplicativo Medex, que monitora o quadro clínico dos assistidos
Resultados positivos em relação à saúde dos idosos de Campos são apresentados em Congresso Internacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado no início deste mês, em Teresina (PI), e reuniu as maiores autoridades em saúde pública. Os dados de Campos são referentes ao aplicativo Medex que monitora remotamente o quadro clínico dos usuários.
Diante do sucesso, a empresa disponibilizou 10 mil downloads para os idosos que ainda não desfrutam do serviço operacional. Este trabalho é pioneiro erealizado pela Prefeitura de Campos por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), sem gerar ônus aos cofres públicos.
Em menos de seis meses após a instalação do aplicativo nos smartphones dos idosos, os resultados são muito significativos: reduções de aproximadamente 50% de rehospitalização, mais de 20% no peso corporal dos usuários do aplicativo, 25% da pressão arterial dos hipertensos e mais de 29% da glicemia em diabéticos e resistentes à insulina.
Elizete Monteiro, de 67 anos, é aluna assídua das atividades oferecidas no Centro Dia, em Guarus. Ela reconhece a eficácia do aplicativo na melhora da sua qualidade de vida.
- Desde a juventude, luto contra problemas de cunho emocional. No dia que instalaram o aplicativo no meu celular confesso que fiquei meio receosa, desconfiada de "falar com uma máquina". Mas, de lá pra cá, tudo mudou. Sou outra pessoa. Eles (atendentes) do Medex me ligam, mandam mensagem, perguntam porque não inseri os dados, como glicose e pressão arterial. São meus filhos virtuais. Não sei mais viver sem eles – admite a aposentada.
A superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, comemora os resultados. “Na prática, o cuidado de prevenção com o idoso impacta em uma menor utilização de serviço emergencial hospitalar, gerando economia para o município. A disponibilização de mais downloads, a custo zero para o município, vai permitir, inclusive, oferecer o serviço de prevenção à população envelhescente, por meio da Secretaria de Saúde, por exemplo. Assim é a gestão do prefeito Rafael Diniz: comprometimento e responsabilidade com a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.
O CEO da Medex, Paulo Campos, foi quem apresentou os dados extraídos de Campos no Congresso. “O objetivo do sistema é atuar de forma preventiva, diagnosticar e monitorar a saúde do idoso em tempo real. E, em Campos, esta iniciativa é um sucesso”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















