Notícia no detalhe
Rio Paraíba atinge 10 metros e Defesa Civil atende localidades
O Rio Paraíba do Sul chegou a cota de 10 metros no fim da tarde desta quarta-feira (29) em Campos e já desalojou mais de 25 famílias na Ilha do Cunha, comunidade ribeirinha do bairro do Caju. Equipes da Defesa Civil removeram, até o início da noite, as famílias para o Centro Educacional 29 de Maio, o abrigo mais próximo da comunidade. Outras equipes estão de plantão na localidade de Três Vendas, Ururaí, Murundu e Santo Eduardo, onde mantêm base. A prontidão em Três Vendas é em função da subida do nível do Rio Muriaé, que chegou a 5,87 metros, cerca de dois metros acima da sua cota normal. Em Murundu e Ururaí, as equipes atuam com uso de motobombas possantes para drenar águas das casas e ruas com problemas de drenagem, que serão resolvidos após a conclusão das obras do Programa Bairro Legal.
Na manhã desta quinta-feira (30), outras equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Família e Assistência Social e de Obras e Urbanismo vão se deslocar com veículos e máquinas para a região do Imbé. A atuação das equipes será para abrir valas e remover barreiras em diferentes pontos da Estrada de Conceição do Imbé, na região Serrana do município. Devido ao grande volume de água na estrada, a comunidade de Mocotó está isolada e vai receber atenção do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) da Prefeitura de Campos.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Marco Soares, o nível do Rio Paraíba do Sul estabilizou ao atingir a cota de 10 metros e a tendência é o volume de água baixar. “Estamos fazendo o monitoramento dos rios Ururaí, Itabapoana e Ururaí, de forma permanente. O Paraíba do Sul tende a baixar porque já estabilizou em Itaocara e Santo Antônio de Pádua. O Muriaé já baixou 20 centímetros em Itaperuna e não deverá afetar Italva nem Cardoso Moreira nem Três Vendas, em Campos”.
- O Ururaí já recebeu o grande volume de água que tinha que receber, mas não transbordou porque a Lagoa de Cima estava vazia e recebeu toda água que choveu na Serra. Em Ururaí, o rio está com 2,60 metros e a nossa equipe está naquele distrito com bombas e veículos. Amanhã (quinta-feira, 30), estaremos no Imbé para liberar a estrada e levar atendimento às 50 famílias que estão isoladas, mas em contatos permanentes pelo telefone - , informou Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles