Notícia no detalhe
PSE atualiza cartões de vacina e é exemplo para Estado
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde é responsável por grande parte das ações do Projeto Estação PSE, vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE). O Programa foi implantado no início deste ano e integra ações de diversas secretarias como Educação, Saúde e Governo. Em 2010, a Epidemiologia aplicou 2.714 doses de vacinas protegendo crianças e adultos - das redes pública e particular de educação - de inúmeras doenças.
O bom desempenho foi possível graças ao trabalho de busca ativa da Secretaria, por meio do qual é possível atualizar os cartões de vacina na própria unidade escolar, com a autorização dos pais de alunos. O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, explicou que a medida vem colaborando para evitar o surgimento de doenças até então erradicadas, como sarampo.
Outra novidade é que o sucesso da ação de vacinação contra a catapora, também realizada por meio do PSE, fez diminuir o ritmo de surtos escolares. A medida influenciou a decisão da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec-RJ) em implantar a vacina em todo o estado do Rio de Janeiro a partir de 2011.
-- Estivemos ao lado do PSE em todas as ações, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às creches, ofertando vacinas como a que protege contra catapora e a vacina Prevenar - disse o superintendente. Segundo ele, ao todo, foram analisados 3.806 cartões de vacinação, oferecendo proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, catapora, pneumonias, tuberculose, hepatite B e meningite.
Avaliação - De acordo com a coordenadora do PSE, Maria Waleska Almada, o programa visa atender, prioritariamente, aos alunos lotados em escolas ligadas ao projeto federal “Mais Educação”. No entanto, os serviços foram garantidos também às crianças de creches municipais. Ela lembrou que um dos critérios do programa é a prevenção.
-- Foi uma excelente parceria. Desde o ano passado, a Saúde vem nos ajudando a capacitar nossa equipe. As mães sempre agradecem, dizendo que o PSE traz facilidades para elas, já que, muitas vezes, voltamos à escola atendida com a consulta da criança marcada. O resultado dessa ação é a garantia da qualidade de vida do educando e a promoção de melhores resultados na prática do ensino-aprendizagem – salientou Waleska.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa