Educação: “13 de Maio- Re Existir”, uma reflexão sobre a abolição da escravatura
Evento acontece na Casa de Cultura Villa Maria, às 18h, com apresentações artísticas de música, dança, teatro e capoeira.
No dia 13 de Maio, o Brasil celebra a abolição da escravatura. Com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a data, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) realiza o evento “13 de Maio- Re Existir”, com apresentações artísticas de música, dança, teatro e capoeira. O evento é voltado para estudantes da rede municipal, mas aberto ao público em geral. As performances acontecem na Casa de Cultura Vila Maria, às 18h.
A organização é da coordenação de Artes e do departamento de Animação Cultural e Bandas da Smece, com parcerias da Licenciatura de Teatro do IFF Centro e Licenciatura de Música do IFF Guarus, além do apoio da Casa de Cultura Vila Maria.
— Queremos utilizar da simbologia da data para levar os alunos a reflexão da situação da população negra no país, utilizando a arte como instrumento de empoderamento da nossa cultura e história — explica Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece.
Entre as apresentações estão: bateria Swing do Jacaré, com Leandro Ferreira; grupo de Capoeira Nação Goytacá, com o professor Chorão e Mestre Juninho; dança com Neuzimar da Hora e grupo de alunos do Centro Educacional 29 de maio; samba com Crisraquel e grupo de alunos da E.M. Wilson Batista; Coral de alunos do IFF Guarus, regidos pelo professor Henrique Costa; Texto do espetáculo de Lúcia Talabi. Equipe de Produção : Katyana Rodrigues, Gabrielle Sampaio, Raquel Fernandes e Charles Vianna.