Notícia no detalhe
Prefeitura vai reforçar ações de combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar as ações de combate e prevenção em todo o município. O anúncio foi feito pelo Secretário de Saúde, Paulo Hirano, após reunião com a Prefeita Rosinha Garotinho na sexta-feira (17), que vem priorizando a saúde, principalmente, neste período de verão, quando os riscos da doença são maiores. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito da dengue aedes aegypti. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também vão reforçar as visitas nos imóveis de Farol de São Tomé, já que nesta época do ano a praia campista recebe maior número de pessoas.
Segundo o secretário de Saúde, a prefeitura vai voltar a veicular campanha publicitária em TV, rádio, jornal e internet, e intensificar o trabalho de orientação com distribuição de novos panfletos informativos. Ele lembrou que o índice de infestação do mosquito da dengue em Campos caiu de 3,9%, no início de 2009, para 0,7% em novembro. No entanto, para ele, a população deve continuar fazendo o dever de casa.
- Estamos muito felizes com o resultado obtido, mas não devemos ficar acomodados com esses números. Vamos intensificar as ações, a pulverização e as visitas nas casas. Mas continua sendo muito importante a participação da população no que diz respeito à eliminação dos focos de terrenos e imóveis. Quando todos estão unidos e responsáveis, o beneficio dos resultados também contempla a todos - ressaltou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
O CCZ e a Superintendência de Saúde Coletiva, preocupados com uma provável epidemia de dengue nos próximos meses, promoveram um treinamento para os 500 agentes de combate a endemias semana passada. A capacitação aconteceu na Faculdade de Medicina de Campos. O Centro de Referência da Dengue (CRD) chegou a registrar 378 casos de dengue no mês de maio deste ano; mas, graças às ações de combate e prevenção do CCZ e outras medidas da secretaria municipal de Saúde, os números caíram para 5 casos em novembro.
Diversas ações deflagradas colaboraram para evitar uma epidemia no município este ano, como a implantação do Prontuário Eletrônico da Dengue, campanha na mídia, aquisição de novos carros-fumacê, ampliação do CRD, troca do veneno para um mais potente, criação de sala de hidratação no CRD, mudança do protocolo de atendimento nas unidades de saúde públicas e particulares, Dia D e parcerias com a Postura Municipal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Secretaria de Serviço Públicos.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
- 19/05/2025 07:54:17 Reunião dá boas-vindas aos candidatos selecionados para o Louva Campos
Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
1905 07h54Reunião dá boas-vindas aos candidatos selecionados para o Louva Campos
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa