Notícia no detalhe
Alunos do Curso Livre de Teatro em apresentações de fim de ano
Os alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima começaram nesta segunda-feira (20) a série de apresentações de fim de ano no Palácio da Cultura. Na oportunidade, os alunos se apresentaram com o Coral "Boca de Cena", com regência de Lenie Vieira. Em seguida, eles apresentaram a peça teatral "Bailei na Curva", dirigida pelos professores de interpretação Eduardo Gama e Ademir Martins. "Bailei na Curva" se passa nos anos 1960, 70 e 80 e conta a história de crianças, adolecentes, jovens e adultos que vivem envoltos no clima de ditadura militar no Brasil, desde o golpe passando pela Anistia até a abertura política. As personagens levam suas vidas em meio à censura e às torturas. Alguns são presos e mortos, outros partem para o exílio. A peça conta com 39 atores em cena e música ao vivo no final.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, ficou satisfeito com o que viu e ouviu: "Primeiro temos de destacar que esse é o primeiro curso permanente de teatro do município. É motivo de orgulho para nós da Fundação o desenvolvimento dos alunos que demostraram um crescimento enorme desde o início do curso nas áreas de canto, dança e interpretação. O que foi revelado no belíssimo espetáculo "Bailei na Curva" apresentado no auditório. É um desejo nosso e da Prefeita Rosinha Garotinho e um passo importante para a criação da Escola Livre de Teatro, que já tem o projeto", acredita Avelino.
No elenco de "Bailei na Curva", estão Alice Muylaert (participação especial), Aninha Rodrigues, Anna Carolina Baur, Carlos Bruno Santos, Carlos Cruz, Carlos Eduardo, Carolina Muylaert, Cristiane Silva, Duda Oliver e Edgard Pereira, além de Érica Oliveira, Gabriel Nogueira, Gilmar Araújo, João Luiz, João Menezes e Jovana Anacleto. Estão ainda Júlia Bravo, Juliana Souza, Laíza Dias, Leandra Nicolau, Lívia Bravo, Marcio Rios, Nanda Monteiro, Natália Lima, Oledir Oliveira, Paolla Souza, Raquel Simen, Regiane Ferreira, Renata Matias, Ricardo Lopes, Roberta Christine, Rodrigo Mendes, Rossini Reis, Samyla Jabor, Valdiney Alves, Vitor Lima, Viviane Sanches, Wesley Cabral e Whiverson Reis. Os músicos convidados Amaro Duboy e Sara Cesário nos violinos e Monalisa Toledo no violoncelo.
Bailei na Curva é uma das peças de maior sucesso do teatro gaúcho. O argumento, roteiro e texto final é de Júlio Conte, baseado em improvisações dos atores Flávio Bicca, Márcia do Canto, Lúcia Serpa, Hermes Mancilha, Regina Goulart e Cláudia Accurso. Do gênero comédia dramática, a peça foi escrita e encenada pela primeira vez em 1983, no Theatro São Pedro, com grande aceitação do público e da crítica. Depois disso, teve diversas montagens. A peça conta com 48 personagens, interpretados por oito atores, quatro homens e quatro mulheres. Foi editada em livro pelas editoras L&PM e Mercado Aberto. A peça será apresentada novamente nesta quarta-feira (22), às 20 h, no auditório do Palácio da Cultura com entrada franca.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















