Notícia no detalhe
Dia de Conscientização do Autismo: atividades estimulam a inclusão
A iniciativa foi da secretaria de Educação e contou com brincadeiras, oficinas, apresentações e palestras.
Brincadeiras, oficinas, apresentações, palestras e, principalmente, inclusão, marcaram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Campos nesta terça-feira (2). O evento realizado na Cidade da Criança pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através setor de Assistência Multiprofissional, reuniu crianças de várias idades. Seus responsáveis puderam participar de palestras e oficinas temáticas. A ação contou com o apoio de órgãos públicos municipais e entidades como Apoe, Apape, Codemca, Apae, AMA, Instituto São José Operário.
- Na educação pública de Campos temos que lidar ainda com problemas do século XIX, mas não nos afastando da agenda do século XXI, como a inclusão. Nós trabalhamos para que este aluno se sinta integrado na sala de aula regular, dando a eles ferramentas para o seu desenvolvimento, assim como educamos os demais estudantes a conviverem com as diferenças. Para isso, promovemos capacitações para a equipe pedagógica, professores e gestores, contamos com mediadores pedagógicos e agentes de apoio — destaca o secretário de Educação, Brand Arenari.
Aline Rocha levou o filho Daniel, de seis anos, para participar das atividades. Super ativo, o pequeno participou de várias brincadeiras. Daniel é estudante da escola municipal Professor Wilmar Cava Barros, onde conta com uma profissional que o auxilia nas atividades diárias. Ele foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista aos três anos. Desde então, Aline viu sua vida mudar. “Ele já tinha três anos e ainda não falava. Quando o médico me disse o que era eu fiquei sem chão. Demora a cair a ficha. É uma luta diária, mas busquei tratamento na Apape e ele começou na escola. Hoje em dia ele já evoluiu muito, está mais sociável e brinca com as outras crianças. Esse evento é importante para que as pessoas entendam melhor o autismo, pois ainda há muito preconceito”, confessa.
— A secretaria de Educação tem buscado oportunizar aos alunos com o transtorno o seu pleno desenvolvimento no ambiente escolar, ampliando o atendimento educacional especializado nas salas de recursos e estreitando as parcerias com as instituições especializadas e projetos voltados para este público, como os apoiadores que temos neste evento. Esta caminhada certamente nos permitirá construir uma cidade muito melhor, onde o que importará é o que cada um tem a contribuir e não a diferença que nos afasta do outro — frisa Beatriz Siqueira, assistente de Educação Especial da Smece, agradecendo o apoio irrestrito do prefeito Rafael Diniz e do secretário Brand Arenari.
O evento contou com apresentações musicais, de dança com a equipe do Paraesporte da Fundação Municipal de Esportes (FME) oficinas com especialistas em pedagogia, nutrição e psicologia, e muitas atividades lúdicas e recreativas para as crianças. O Paraesporte completa este mês dois anos de implantação e vem mudando a qualidade de vida de centenas de pessoas com deficiência e seus familiares, que passam a conviver com a inclusão social, tendo o esporte como a principal ferramenta. O resultado tem sido muito positivo com melhora da qualidade de vida. "Atualmente, oferecemos 11 modalidades esportivas e já chegamos a 1 mil atendimentos. Vamos continuar trabalhando para ampliar os serviços” destacou o presidente da FME, Raphael Thuin.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda