Notícia no detalhe
Superintendente de Igualdade Racial no Encontro de Gestores no RJ
O superintendente Rogério Siqueira apresentou propostas como a criação de um Banco de Projetos, para que possam ser compartilhados entre todos os gestores, de forma a otimizar ações, a partir de cases de sucesso
O município de Campos foi representado no I Encontro de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, realizado nesta sexta-feira (22) de Março de 2019, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, com a participação da superintendente Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa (SEIRDR), Monalyza Alves. O superintendente da pasta, em Campos, Rogério Siqueira, participou do evento que teve entre os objetivos se organizar para que algumas propostas possam ser apresentadas de forma coletiva nos âmbitos estadual e federal. Ao lado de outros gestores da pasta, o superintendente apresentou propostas, como a inclusão de questões sociais e raciais aos cursos de capacitação para Policiais Militares RJ e, também, a criação de Banco de Projetos, que poderá atender todos os gestores da Igualdade Racial. As propostas serão apresentadas, de forma coletiva, ao governador Wilson Witzel.
Entre as propostas, apresentadas pelo superintendente da Supir, Rogério Siqueira, estão a criação de um Banco de Projetos, para que possam ser compartilhados entre todos os gestores, de forma a otimizar ações, a partir de cases de sucesso. “A ideia é compartilhar com todos os gestores da Igualdade Racial esses projetos, de forma a intercambiar as experiências, aplicando-as em outros municípios, de modo a otimizar as atividades”, informa.
- Campos fez encaminhamentos importantes, endossados por todos os gestores, com propostas para encaminhar ao governo estadual, e uma delas foi reformular pedagogicamente o curso de formação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, assim como oferecer um curso de formação continuada sobre as questões sociais e raciais do país, tratando por exemplo, das abordagens por parte das guarnições na rua, envolvendo a população negra, sobretudo em comunidades periféricas para que possamos reduzir o número de abordagens que fogem ao escopo do que seria ideal na rotina desse servidor – informa o superintendente..
Rogério Siqueira adiantou que a superintendente estadual estará em Campos, em breve, conhecendo a estrutura da superintendência e firmando parceria para desenvolver projetos nas questões de promoção da Igualdade Racial. “Em 2019, com um novo plano de Gestão, o objetivo da Supir é promover a capacitação de agentes públicos para identificar e combater o racismo institucional, e ainda, o acompanhamento e o fortalecimento dos organismos municipais de promoção da Igualdade Racial”, destacou a superintende estadual, Monalyza Alves.
Durante o Encontro, foi apresentado o Programa de Acompanhamento de Gestão dos Municípios na Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Programa consiste em acompanhar, subsidiar e apoiar os municípios na formulação de políticas para as populações negras, indígenas, quilombolas, ciganas e de matriz africana. Ao todo, são 23 municípios com organismos de promoção da Igualdade Racial.
SEIRDR - Criada em 2007, a Superintendência Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, vinculada a Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, atua para a promoção, defesa e implementação de políticas públicas no combate ao racismo e formas correlatas de discriminação. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, possui o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, instituído pela Lei Estadual nº 7126, 11 de dezembro de 2015.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 18:06:43 Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
- 07/05/2025 17:39:10 Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
- 07/05/2025 16:28:12 Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
0705 17h39Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
0705 16h28Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
0705 15h07Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento