Notícia no detalhe
Superintendente de Igualdade Racial no Encontro de Gestores no RJ
O superintendente Rogério Siqueira apresentou propostas como a criação de um Banco de Projetos, para que possam ser compartilhados entre todos os gestores, de forma a otimizar ações, a partir de cases de sucesso
O município de Campos foi representado no I Encontro de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, realizado nesta sexta-feira (22) de Março de 2019, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, com a participação da superintendente Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa (SEIRDR), Monalyza Alves. O superintendente da pasta, em Campos, Rogério Siqueira, participou do evento que teve entre os objetivos se organizar para que algumas propostas possam ser apresentadas de forma coletiva nos âmbitos estadual e federal. Ao lado de outros gestores da pasta, o superintendente apresentou propostas, como a inclusão de questões sociais e raciais aos cursos de capacitação para Policiais Militares RJ e, também, a criação de Banco de Projetos, que poderá atender todos os gestores da Igualdade Racial. As propostas serão apresentadas, de forma coletiva, ao governador Wilson Witzel.
Entre as propostas, apresentadas pelo superintendente da Supir, Rogério Siqueira, estão a criação de um Banco de Projetos, para que possam ser compartilhados entre todos os gestores, de forma a otimizar ações, a partir de cases de sucesso. “A ideia é compartilhar com todos os gestores da Igualdade Racial esses projetos, de forma a intercambiar as experiências, aplicando-as em outros municípios, de modo a otimizar as atividades”, informa.
- Campos fez encaminhamentos importantes, endossados por todos os gestores, com propostas para encaminhar ao governo estadual, e uma delas foi reformular pedagogicamente o curso de formação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, assim como oferecer um curso de formação continuada sobre as questões sociais e raciais do país, tratando por exemplo, das abordagens por parte das guarnições na rua, envolvendo a população negra, sobretudo em comunidades periféricas para que possamos reduzir o número de abordagens que fogem ao escopo do que seria ideal na rotina desse servidor – informa o superintendente..
Rogério Siqueira adiantou que a superintendente estadual estará em Campos, em breve, conhecendo a estrutura da superintendência e firmando parceria para desenvolver projetos nas questões de promoção da Igualdade Racial. “Em 2019, com um novo plano de Gestão, o objetivo da Supir é promover a capacitação de agentes públicos para identificar e combater o racismo institucional, e ainda, o acompanhamento e o fortalecimento dos organismos municipais de promoção da Igualdade Racial”, destacou a superintende estadual, Monalyza Alves.
Durante o Encontro, foi apresentado o Programa de Acompanhamento de Gestão dos Municípios na Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Programa consiste em acompanhar, subsidiar e apoiar os municípios na formulação de políticas para as populações negras, indígenas, quilombolas, ciganas e de matriz africana. Ao todo, são 23 municípios com organismos de promoção da Igualdade Racial.
SEIRDR - Criada em 2007, a Superintendência Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, vinculada a Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, atua para a promoção, defesa e implementação de políticas públicas no combate ao racismo e formas correlatas de discriminação. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, possui o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, instituído pela Lei Estadual nº 7126, 11 de dezembro de 2015.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/09/2025 18:09:43 Professores de Computação no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 15/09/2025 17:56:37 Política Nacional Aldir Blanc: Oficinas gratuitas vão preparar agentes para editais
- 15/09/2025 17:43:09 Capacita Agro amplia a qualificação para agricultores e trabalhadores rurais
- 15/09/2025 17:05:19 Secretaria de Captação de Recursos realiza capacitação em parceira com o CRCRJ
- 15/09/2025 16:26:44 Visita técnica avalia situação de famílias da Ilha do Mombaça
Professores de Computação no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1509 17h56Política Nacional Aldir Blanc: Oficinas gratuitas vão preparar agentes para editais
1509 17h43Capacita Agro amplia a qualificação para agricultores e trabalhadores rurais
1509 17h05Secretaria de Captação de Recursos realiza capacitação em parceira com o CRCRJ
1509 16h26Visita técnica avalia situação de famílias da Ilha do Mombaça
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles