Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária orienta sobre os cuidados no verão
A Vigilância Sanitária (Visa), com o objetivo de controlar os fatores de risco que podem levar à transmissão de doenças e orientar quanto às ações que possam eliminar, diminuir ou prevenir riscos, está orientando a população sobre cuidados importantes a serem tomados durante o período do verão, que se estende até março. Em época de férias, as dicas são relativas aos cuidados com doenças sintomáticas da estação, como gripe, queimadura, intoxicação alimentar e desidratação.
Segundo a coordenação da Visa, a hora é de estar mais atento à alimentação e a observação das condições climáticas do local escolhido para a viagem. Quem vai viajar, por exemplo, deve procurar se informar antes de como é o local onde ficará hospedado e prestar atenção às condições gerais do ambiente, além de sempre observar as próprias condições orgânicas e se preparar para o sol e o calor. O mesmo vale para climas frios e secos, cuja atenção também precisa ser redobrada.
Como a melhor companhia do verão é a saúde, a Visa orienta que as pessoas observem como prioridade total dos seus dias de lazer os cuidados com a alimentação e com o clima. O primeiro causa grande preocupação às instituições sanitárias no país, porque vem aumentando consideravelmente o índice de intoxicação, já que o calor provoca a perda mais rápida da validade dos produtos alimentícios. A higienização, o armazenamento, o corte e o pré-preparo dos alimentos são fundamentais para evitar esse tipo de problema. Na hora das refeições, observe as condições do local onde o alimento está sendo preparado, exposto e servido.
Restaurantes ou lanchonetes, por exemplo, devem estar organizados e limpos para evitar insetos, roedores e animais domésticos, assim como o lixo, que deve estar tampado e em local próprio. Entre outros cuidados, a Visa chama a atenção para os riscos da contaminação cruzada, que pode ocorrer pelo simples ato de cortar um frango cru e usar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada. Essa transmissão pode ocorrer, também, por meio de outros utensílios, equipamentos ou pela própria pessoa que manipula o alimento.
Em relação ao sol, as orientações são conhecidas, mas sempre devem ser reiteradas: muita atenção com os raios ultravioletas (UV) e com a necessidade do uso de filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, já que eles penetram na pele e podem provocar alergias, queimaduras, envelhecimento precoce, doenças nos olhos, prejudica o sistema imunológico e causar câncer de pele. Evitar exposição das 10h às 16h e beber bastante água para evitar a desidratação, em especial nas crianças, são dicas que não podem ser esquecidas.
Com os clubes cheios devido ao calor, é importante ainda a observação das condições das piscinas, que podem oferecer riscos à saúde de seus freqüentadores, como a possibilidade de adquirir infecções intestinais, de pele (pé de atleta, dermatites), de ouvido e conjuntivites.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município