Notícia no detalhe
Passeio técnico define o Caminho de Santo Amaro
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, através do Departamento de Turismo, realizou nesta quarta-feira (15), passeio técnico no Caminho de Santo Amaro, roteiro turístico que no próximo ano será iniciado através das agências e operadoras de turismo, inaugurando o turismo receptivo em Campos. Uma comitiva de profissionais e representantes do setor percorreu todo o roteiro, que teve início na Catedral do Santíssimo Salvador, passando pelas igrejas de São Francisco, do Carmo e de São Benedito, de onde o grupo se deslocou para a Baixada Campista, terminando o percurso na Igreja de Santo Amaro.
Segundo o diretor de Turismo da secretaria, Lúcio de Jesus, o objetivo do passeio foi alcançado, com o levantamento de informações importantes e a definição, por exemplo, de que todas as igrejas do Caminho de Santo Amaro receberão um marco zero com informações da sua história, além de um portal de informações de interesse geral. Outro ponto definido é que será feita uma sinalização turística por todo o percurso, com a finalidade de orientar e direcionar o caminhante, assim como prepara de materiais como mapa e folhetos informativos para serem distribuídos.
- As pessoas serão orientadas, através de placas indicativas que a Emut instalará e que terão a função também, de divulgar o Caminho. O mais interessante é que vamos dar a opção ao caminhante de fazer o percurso a pé pela área central, com opção de roteiro adicional e, também, de fazer o roteiro completo, tomando uma van para conhecer também as igrejas da baixada até chegar a Santo Amaro - explicou Lúcio.
O roteiro contará com a participação dos padres responsáveis pelas igrejas, que terão uma reunião nos próximos dias com o Departamento de Turismo, para discutir os detalhes do projeto. No passeio, o grupo conversou com o pároco da Catedral, Padre Walace, e de Santo Amaro, Padre Ramiro. Ambos se colocaram à disposição para transformar o Caminho de Santo Amaro num grande sucesso.
Durante o passeio, a comitiva composta por assessores da Sedep, Emut, Guarda Civil, Conselho de Turismo e Museu Olavo Cardosom atestou a riqueza do turismo religioso no município, que abriga preciosidades como o sino da Igreja de São Francisco, ainda em funcionamento, que badala a cada 15 minutos, e a imagem do santo feita em barro e fechada em vidro, desde à construção.
Outro ponto interessante encontrado pelo grupo foi a imagem na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na ala lateral da nave, do santo africano, o Santo Antônio do Categeró, também cultuado no candomblé. Já na Baixada, um dos destaques ficou por conta do menor oratório do município e da região, localizado em Goytacazes. O local chama a atenção pelo espaço mínimo de cerca de um metro e meio de comprimento e de largura, que reúne os fiéis do lado de fora, já na rua para a reza do terço e das vigílias e veneração à Nossa Senhora de Fátima.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa