Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária aberto no Palácio da Cultura
O Festival de Economia Solidária “O Luxo do Lixo Fazendo Arte” foi aberto nesta quinta-feira (16) em solenidade realizada no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Na oportunidade, a cantora Rosângela Azevedo executou o hino nacional em violão e voz. Compuseram a mesa o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; a representante da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, Eliana Linhares; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf, professor Silvério de Paiva Freitas; e a diretora de Projetos da Uenf, Nilza Franco Portela.
O anfitrião, Avelino Ferreira, falou sobre a importância do evento: “Quero fazer o reconhecimento da Luiza Salles que, ainda, no governo Rosinha Garotinho se empenhou para que fizéssemos o primeiro ‘Luxo do Lixo’, na Praça São Salvador com a participação de 10 municípios. Fomos aperfeiçoando o projeto, quando entrou a Uenf na pessoa da Nilza fortalecendo a ideia do ‘Luxo do Lixo’ que tem uma base cultural. Esse é um trabalho que vai render muitos frutos no futuro se tivermos garra e perseverança”.
- A Secretaria de Família e Assistência Social, que é muito presente na comunidade, está junto conosco. A economia solidária vai mostrar a importância dessa unidade. Estou muito satisfeito de realizar esse festival aqui no Palácio da Cultura. Já estamos programando outro festival para o final de fevereiro no Verão da Praia do Farol de São Tomé - , informou Avelino.
A diretora de Projetos da Uenf e uma das coordenadoras do Projeto “O Luxo do Lixo Fazendo Arte” , Nilza Franco Portela, agradeceu aos parceiros e falou sobre o conceito do projeto. “Depois de tantos esforços, conseguimos chegar até aqui. Quero agradecer a persistência dos artesãos, à Luiza e a essa casa maravilhosa que nos abrigou. A economia solidária é a confraternização de todos os povos com todas as artes. Queremos discutir a economia solidária com a indicação de vários segmentos, valorizar os trabalhadores, o meio ambiente a as manifestações artísticas, numa interface com o trabalho e renda, turismo, educação, cultura, assistência social e a participação da Universidade, produzindo novos conhecimentos. Este trabalho, em rede, é o que apregoa a economia solidária”.
A representante da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Eliane Linhares, destacou as parcerias: “É uma um satisfação para a gente estar aqui, pois o programa de economia solidária iniciou com o Governo Rosinha e cresceu com a parceria com a Uenf e a Ecoanzol. Quero agradecer também ao Avelino, nosso irmão. Juntos da Fundação Oswaldo Lima pudemos realizar e fazer parte do Festival de Economia Solidária ‘O Luxo do Lixo Fazendo Arte’. Desejamos que o evento seja um sucesso”, disse Eliane.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles