Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária aberto no Palácio da Cultura
O Festival de Economia Solidária “O Luxo do Lixo Fazendo Arte” foi aberto nesta quinta-feira (16) em solenidade realizada no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Na oportunidade, a cantora Rosângela Azevedo executou o hino nacional em violão e voz. Compuseram a mesa o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; a representante da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, Eliana Linhares; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf, professor Silvério de Paiva Freitas; e a diretora de Projetos da Uenf, Nilza Franco Portela.
O anfitrião, Avelino Ferreira, falou sobre a importância do evento: “Quero fazer o reconhecimento da Luiza Salles que, ainda, no governo Rosinha Garotinho se empenhou para que fizéssemos o primeiro ‘Luxo do Lixo’, na Praça São Salvador com a participação de 10 municípios. Fomos aperfeiçoando o projeto, quando entrou a Uenf na pessoa da Nilza fortalecendo a ideia do ‘Luxo do Lixo’ que tem uma base cultural. Esse é um trabalho que vai render muitos frutos no futuro se tivermos garra e perseverança”.
- A Secretaria de Família e Assistência Social, que é muito presente na comunidade, está junto conosco. A economia solidária vai mostrar a importância dessa unidade. Estou muito satisfeito de realizar esse festival aqui no Palácio da Cultura. Já estamos programando outro festival para o final de fevereiro no Verão da Praia do Farol de São Tomé - , informou Avelino.
A diretora de Projetos da Uenf e uma das coordenadoras do Projeto “O Luxo do Lixo Fazendo Arte” , Nilza Franco Portela, agradeceu aos parceiros e falou sobre o conceito do projeto. “Depois de tantos esforços, conseguimos chegar até aqui. Quero agradecer a persistência dos artesãos, à Luiza e a essa casa maravilhosa que nos abrigou. A economia solidária é a confraternização de todos os povos com todas as artes. Queremos discutir a economia solidária com a indicação de vários segmentos, valorizar os trabalhadores, o meio ambiente a as manifestações artísticas, numa interface com o trabalho e renda, turismo, educação, cultura, assistência social e a participação da Universidade, produzindo novos conhecimentos. Este trabalho, em rede, é o que apregoa a economia solidária”.
A representante da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Eliane Linhares, destacou as parcerias: “É uma um satisfação para a gente estar aqui, pois o programa de economia solidária iniciou com o Governo Rosinha e cresceu com a parceria com a Uenf e a Ecoanzol. Quero agradecer também ao Avelino, nosso irmão. Juntos da Fundação Oswaldo Lima pudemos realizar e fazer parte do Festival de Economia Solidária ‘O Luxo do Lixo Fazendo Arte’. Desejamos que o evento seja um sucesso”, disse Eliane.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















