Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária aberto no Palácio da Cultura
O Festival de Economia Solidária “O Luxo do Lixo Fazendo Arte” foi aberto nesta quinta-feira (16) em solenidade realizada no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Na oportunidade, a cantora Rosângela Azevedo executou o hino nacional em violão e voz. Compuseram a mesa o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; a representante da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, Eliana Linhares; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf, professor Silvério de Paiva Freitas; e a diretora de Projetos da Uenf, Nilza Franco Portela.
O anfitrião, Avelino Ferreira, falou sobre a importância do evento: “Quero fazer o reconhecimento da Luiza Salles que, ainda, no governo Rosinha Garotinho se empenhou para que fizéssemos o primeiro ‘Luxo do Lixo’, na Praça São Salvador com a participação de 10 municípios. Fomos aperfeiçoando o projeto, quando entrou a Uenf na pessoa da Nilza fortalecendo a ideia do ‘Luxo do Lixo’ que tem uma base cultural. Esse é um trabalho que vai render muitos frutos no futuro se tivermos garra e perseverança”.
- A Secretaria de Família e Assistência Social, que é muito presente na comunidade, está junto conosco. A economia solidária vai mostrar a importância dessa unidade. Estou muito satisfeito de realizar esse festival aqui no Palácio da Cultura. Já estamos programando outro festival para o final de fevereiro no Verão da Praia do Farol de São Tomé - , informou Avelino.
A diretora de Projetos da Uenf e uma das coordenadoras do Projeto “O Luxo do Lixo Fazendo Arte” , Nilza Franco Portela, agradeceu aos parceiros e falou sobre o conceito do projeto. “Depois de tantos esforços, conseguimos chegar até aqui. Quero agradecer a persistência dos artesãos, à Luiza e a essa casa maravilhosa que nos abrigou. A economia solidária é a confraternização de todos os povos com todas as artes. Queremos discutir a economia solidária com a indicação de vários segmentos, valorizar os trabalhadores, o meio ambiente a as manifestações artísticas, numa interface com o trabalho e renda, turismo, educação, cultura, assistência social e a participação da Universidade, produzindo novos conhecimentos. Este trabalho, em rede, é o que apregoa a economia solidária”.
A representante da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Eliane Linhares, destacou as parcerias: “É uma um satisfação para a gente estar aqui, pois o programa de economia solidária iniciou com o Governo Rosinha e cresceu com a parceria com a Uenf e a Ecoanzol. Quero agradecer também ao Avelino, nosso irmão. Juntos da Fundação Oswaldo Lima pudemos realizar e fazer parte do Festival de Economia Solidária ‘O Luxo do Lixo Fazendo Arte’. Desejamos que o evento seja um sucesso”, disse Eliane.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa