Artistas locais e empresários do ramo de entretenimento lançaram a campanha “Amigos no Sangue” com o intuito de ajudar o Hemocentro Regional de Campos a chamar atenção sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas. O único banco público de sangue que atende municípios do Norte e Noroeste Fluminense necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente os de fator Rh negativo.
Segundo o gerente administrativo do Hemocentro, Luciano Costa, toda forma de incentivo à doação de sangue é sempre bem-vinda. “Estamos muito felizes com essa iniciativa dos artistas e empresários locais. Muitos são nossos parceiros de longa data e sabem da importância que o doador é para o Hemocentro, pois sem o sangue doado não temos a matéria-prima para salvar outras vidas”, comentou.
Para chamar atenção da população, alguns músicos e empresários do ramo de entretenimento gravaram vídeos para alertar sobre a importância da doação de sangue. Um deles foi o empresário Sandro Moura, que frequentemente ajuda a atrair doadores ao Hemocentro através de sorteios de ingressos para eventos que promove na cidade. Outro artista que também aderiu a campanha foi o cantor Paulo César Aquino, o PC.
“A gente está convidando cada um de vocês a comparecer ao Hemocentro do Ferreira Machado e doar sangue. Doando sangue, você está salvando vidas. Vidas que você não pode nem conhecer, mas que estão sempre precisando muito dessa doação. Então, você que gosta de ajudar ao próximo compareça ao Hemocentro do Ferreira Machado e nos ajude nesta campanha”, disse o cantor no vídeo que circula nas redes sociais.
Outros artistas como o vocalista do grupo Promessa do Samba, Fernando Soares, e o músico Márcio Lopez, o Marcinho da banda Os Mulekes, também participam da campanha.
O Hemocentro funciona diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.
Para atender toda a demanda de 25 unidades hospitalares, o Hemocentro necessita de pelo menos 70 doações diárias, porém essa quantidade está bem abaixo do ideal. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.