Notícia no detalhe
Arena Esporte do Farol foi palco neste sábado de várias atividades de inclusão
A abertura contou com desfiles dos atletas que ouviram a execução do Hino Nacional, reunindo o prefeito Rafael Diniz, o presidente da FME, Raphael Thuin e os campeões nacionais paralímpicos, Clodoaldo Silva e Alan Fonteles,
Cerca de 100 pessoas com deficiência atendidas pela Fundação Municipal de Esportes e de instituições convidadas participaram neste sábado (26) dos Jogos do Paraesporte de Verão, que aconteceu a partir das 8h, na Arena Esporte do Sesc Verão Alô Farol 2019. A abertura contou com desfiles dos atletas que ouviram a execução do Hino Nacional, reunindo o prefeito Rafael Diniz, o presidente da FME, Raphael Thuin e os campeões nacionais paralímpicos, Clodoaldo Silva e Alan Fonteles, e demais autoridades.
- Sem a menor dúvida, os Jogos do Paraesporte deste sábado na Arena Esporte do Sesc Verão Alô Farol 2019 está sendo o mais emocionante do verão. Quero parabenizar o prefeito Rafael Diniz e toda a equipe do Paraesporte, que vem fazendo a diferença na vida de mais de 900 pessoas com deficiência. Hoje, tivemos a honra de receber os dois campeões paralímpicos Clodoaldo Silva e Alan Fonteles que, além de falar de suas experiências de superação, ainda participaram das atividades esportivas, mostrando para nossas crianças que elas podem vencer, assim como eles. O novo objetivo é trabalhar a verdadeira inclusão social, oferecendo um espaço comum às pessoas com e sem deficiência -, destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.
A moradora de Rio das Ostras, Vânia Ricardo de Souza, veio com a filha Erika Ricardo Costa e um grupo de pessoas com deficiência para participar dos Jogos do Paraesporte. "O esporte é uma ferramenta essencial que vem mudando a vida de nossas crianças e estar aqui hoje e, ao lado dos campeões Clodoaldo Silva e Alan Fonteles, só vem motivar ainda mais nossos filhos e mostrar que eles são capazes”, comentou Vânia.
Quem também parabenizou o evento, foi a presidente da Apape/Campos, Naira Peçanha, que destacou à importância do esporte como ferramenta de inclusão social. “O evento é uma mostra do governo de Rafael Diniz com as pessoas com deficiência. Um governo que vem trabalhando a inclusão social, com respeito e dignidade. É uma visão grandiosa e que vem fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas. Que sirva de modelo. Trazer os campeões só vem a somar ao trabalho que já é desenvolvido pelo Paraesporte e contribui para aumentar a autoestima, superação e mostrar o potencial de cada criança", finalizou Naira Peçanha.
A campista Denise Barbosa Rodrigues, mãe de Pedro, 10 anos, comentou que a vida do filho mudou depois que ele começou a frequentar o projeto do Paraesporte, desde que foi implantado em abril de 2017. “Pedro faz iniciação desportiva, futsal e natação e pede para ir às aulas, onde recebe todo carinho de toda a equipe tanto de profissionais como dos estagiários", concluiu Denise.
Participaram dos Jogos Paraesporte Verão pessoas com deficiência, atendidas pela Fundação Municipal de Esportes, da Apae de Macaé, Apape, Apoe e Apae de Campos e um grupo de mães de Rio das Ostras. Durante a manhã, eles participaram de jogos de vôlei sentando, cabo de guerra, chute a gol, corrida de velocidade, bola ao alvo, entre outras atividades. Todos os participantes ganharam brindes oferecidos pelo Sesc, além das medalhas.
De acordo como coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, eles vieram para competirem, se divertirem e mostrar que são capazes de vencer. “Estamos numa cidade que dá exemplo de inclusão social e estou muito orgulhoso de fazer parte do Paraesporte e que Clodoaldo Silva e Alan Fonteles, são meus heróis. Esse é o Brasil, que eu quero”, finalizou Coboski.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento