Notícia no detalhe
Reinício do Centro de Produção de Mudas de Plantas Medicinais
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, retoma a implantação do Centro de Produção de Mudas de Plantas Medicinais. O órgão vai proporcionar a retomada do Programa Farmácia Viva, que é uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que vai processar as plantas para produzir xaropes, chás e pomadas.
O secretário de Agricultura e Pesca, Carlos Frederico Paes, ressalta que a retomada do programa está na fase inicial e que o objetivo é ampliar o número de canteiros. Ele informa que, no momento, a quantidade de plantas produzidas ainda é insuficiente para o processamento em laboratório para extratos e que a produção está voltada para a doação de mudas.
- No momento estamos produzindo uma significativa variedade destas plantas, mas em quantidade insuficiente para o processamento em laboratório. A produção de mudas está restrita para atendimento aos cuidadores de hortas comunitárias, a fim de que possamos disseminar a oferta de mudas nos bairros, tendo em vista o interesse por donas de casa que buscam as plantas medicinais, importantes para chás caseiros e para emplastros e curativos em locais de contusões, inflamações, entre outros. Dentre as medicinais que estamos cultivando, destacam-se hortelã, poeijo, citronela, capim limão, cana do brejo, saião, erva-doce, arnica, merthiolate, ginseng, beladona, babosa, entre outras - informa Frederico Paes.
Nos primeiros canteiros do Centro de Produção de Mudas de Plantas Medicinais, ainda na fase inicial, os funcionários da Secretaria de Agricultura, Luiz Rangel e Tânia Beliene, que se esforçam na retomada do projeto, se dedicam aos canteiros. “A maior parte das pessoas vinham aqui somente em busca de mudas de plantas ornamentais (arvoredos e plantas de jardins), mas gradativamente tem aumentado a procura por mudas de plantas medicianais”, observa Tânia Beliene.
- É interessante levar para a comunidade as mudas de plantas medicinais que temos produzido aqui. O secretário tem apoiado este trabalho, porque, além de viabilizar a retomada da parceria com os laboratórios da Uenf no programa Farmácia Viva, que resultará no implemento da Fitoterapia, antes vai atender a uma demanda existente por mudas destas plantas. Qual a mãe que não busca por exemplo, a erva doce, indicada pelo médico fitoterapeuta para chazinho para o bebê, ou um chá de erva cidreira para amenizar a cólica menstrual? - comenta Luiz Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa