Notícia no detalhe
Campos inicia processo de modernização do parque de iluminação
Projeto, desenvolvido através de Parceria Público Privada, prevê troca das lâmpadas por LED, iluminação especial de monumentos públicos, câmeras de segurança e pontos com WI-FI.
O município de Campos está iniciando um amplo processo para modernização de todo o seu Parque de Iluminação Pública, para dotar todo o município de um sistema eficiente e mais econômico, dentro dos mais modernos conceitos de Cidades Inteligentes (smart cities). Nesta quinta-feira (20), a Secretaria Executiva do Comitê Gestor de Parceria Público Privada Municipal publicou no Diário Oficial (DO) do município, Aviso de Consulta Pública para que a população apresente informações e sugestões que possam subsidiar o modelo do projeto.
— Todos podem participar, até o dia 5 de fevereiro, através do site da Prefeitura (www.campos.rj.gov.br), dando sua contribuição. A intenção é dotar Campos de um moderno parque de iluminação, dentro da proposta do governo Rafael Diniz de dotar o município dos mais avançados princípios de “eficientização” dos serviços. E tudo em parceria com a iniciativa privada, reduzindo ao mínimo possível os gastos de recursos públicos. Após a Consulta Pública, vamos apresentar o projeto na Câmara Municipal para que possamos agilizar o processo — explica o secretário Executivo do Comitê Gestor, Thiago Dias.
De acordo com o superintendente Daniel Duarte, este é um trabalho técnico e histórico determinado pelo prefeito Rafael Diniz que está sendo elaborado e feito desde o início da gestão. “Agora, conseguimos finalizar toda modelagem para, em breve, apresentar na Câmara Municipal. A intenção é conseguir investimentos a curto prazo, substituindo todo parque de iluminação pública por luminárias de tecnologia LED, relacionado a um projeto de smart cities, ou seja, todos os pontos de iluminação pública do município (cerca de 54mil pontos) serão modernizados e trocados por LED”, explica.
Hoje, os equipamentos existentes no parque de iluminação pública, em grande parte, estão sucateados e ultrapassados, resultando em custos gerais mais altos na manutenção. “As contas de energia de iluminação pública também podem cair no mínimo pela metade. A proposta é modernizar todo o parque, valorizando a cidade, melhorando a iluminação e aumentando a sensação de segurança”, acrescenta o superintendente.
Ainda segundo Daniel, além da troca total das atuais lâmpadas por luminárias de LED, o projeto prevê o monitoramento e operação remota de alguns pontos (telegestão), iluminação decorativa de monumentos públicos, como bustos, estátuas e igrejas e WI-FI grátis ligado à rede em diversos pontos, como praças públicas. “Também prevê a instalação de câmeras de segurança em algumas luminárias da área central. Com isso, esperamos resolver em definitivo esses problemas que há anos afligem o nosso município”, conclui.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 10:07:43 Megaentrevista atrai candidatos para empresa em expansão na cidade
- 12/05/2025 09:02:32 IMTT divulga itinerário da segunda semana de testes do ônibus elétrico
- 12/05/2025 08:48:59 Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
- 12/05/2025 08:37:21 Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
- 12/05/2025 08:08:13 Educação de Campos lança edital do Festival Curta Campos na Escola
Megaentrevista atrai candidatos para empresa em expansão na cidade
1205 09h02IMTT divulga itinerário da segunda semana de testes do ônibus elétrico
1205 08h48Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
1205 08h37Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
1205 08h08Educação de Campos lança edital do Festival Curta Campos na Escola
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto