Nesta terça-feira (18), o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, recebeu os representantes — professores Patrícia Manhães Guadard, Antônio Vicente, Aloisio Azevedo Junior e o coordenador de natação da FME, Claudio Artiles, o técnico Luciano Reis e o vereador Marcelo Perfil — das três instituições que tiveram as maiores pontuações no Campeonato Campista de Natação realizado no último dia 8 no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Centro.
A Prefeitura de Campos, por meio da FME, resgatou o Campeonato que há 25 anos não era realizado. O evento reuniu cerca de 250 atletas de 6 a 19 anos, de várias instituições, como: Automóvel Clube Fluminense, Equipe Reis do Tênis Clube, Sesc Campos, Associação Batista Planície, Academia Fisiomais, Corpo e Energia e Água em Movimento e Fundação Municipal de Esportes.
A equipe da Fundação Municipal de Esporte que reuniu alunos das FME e do Centro Escola do Esportes Ederval Venâncio, em Travessão, ficou em 1º lugar nas categorias masculino e feminino, marcando 163 e 207 pontos, respectivamente; em 2º, a equipe Reis do Tênis Clube com de 113 no masculino e 101 no feminino; e o Automóvel Clube Fluminense, em 3º lugar, 80 pontos no masculino e 36 no feminino.
— Foi com enorme prazer que hoje tive a oportunidade de entregar os troféus para as três melhores equipes que se destacaram no Campeonato Campista de Natação. E fiquei mais orgulhoso ainda ao entregar o troféu de campeão para os professores da Fundação Municipal de Esportes. O resultado mostra que o trabalho desenvolvido pela equipe técnica é de alto nível e que estamos no caminho certo. O resultado nos motiva a trabalhar cada vez mais — frisou Raphael Thuin.
Para o técnico de natação Luciano Reis, do Tênis Clube, a retomada do Campeonato Campista e dos Jogos Estudantis de Campos foi de grande importância para a natação em Campos, que sempre foi um celeiro de atletas. “A retomada alavancou a natação, dando oportunidade às crianças e adolescentes, que agora despontam nas raias das piscinas e sonham com um futuro promissor, já que alguma clubes cariocas já estão reconhecendo o potencial deles”, disse Luciano.
Os professores Patrícia e Antônio da escolinha de natação da FME destacaram o resultado dos alunos na competição. “Durante os últimos 18 meses foram realizados torneios e festivais, visando incentivar o esporte e o resultado está aí. Nossos alunos Gabriel Leite, Estevão Souza Gonçalves, Pyetra Rangel Alvarenga Belém, Juliana Pinto Berlanga e Caio dos Santos Vereza, se destacaram com grande potencial”, enumeraram.
Encerramento - Os alunos de natação da FME vão participar nesta quinta-feira (20), a partir das 8h30, de um festival de natação.