Há pouco mais de uma semana fazendo parte da equipe do programa Federal Mais Médicos, em Campos, o médico Eduardo Faez, já se integrou a nova equipe e está sendo abraçado pela comunidade atendida pela unidade básica saúde da família (UBSF) de Poço Gordo.
Eduardo é um dos oito profissionais selecionados pelo programa para atuar no município. Formado em Campos, o profissional optou por atuar no interior para exercer a profissão de forma mais humanizada.
— Desde que me formei optei por trabalhar no interior. Passei por Tócos, e percebi as necessidades da população do interior. Quando fui selecionado pelo programa, escolhi a localidade de Poço Gordo e estou me sentindo muito acolhido pelas pessoas da comunidade. Sou um médico que gosta de ouvir o paciente e no interior existe essa proximidade, esse vínculo tão importante. Espero que meus colegas também realizem um bom trabalho e no que depender de mim, a população de Poço Gordo será sempre assistida — destacou.
Além de Poço Gordo, foram contempladas ainda com os novos profissionais do Mais Médicos, as unidades de Ponta da Lama, Dores de Macabu, Saturnino Braga, Morangaba, Baixa Grande, Lagoa de Cima e São Sebastião.
- O doutor Eduardo é extremamente educado e atencioso com os pacientes. A comunidade está adorando o atendimento porque ele é muito humano, escuta os pacientes e no interior, as pessoas gostam de sentir acolhidas, principalmente os idosos. Nossa comunidade merecia um médico assim - disse Genísia dos Santos Rangel, encarregada da unidade de Poço Gordo.
A dona de casa Alessandra Gomes Ferreira foi consultada pelo médico pela primeira vez e destacou a atenção do profissional. "Trouxe uns exames e ele não só viu, como me consultou e pediu novos exames. Perguntou meu histórico de consultas e se eu tinha outros problemas de saúde. Isso sim é um médico, porque a maioria nem olha para o paciente", concluiu.
Assim como os demais médicos que atuam nas unidades de Saúde da Família, Eduardo também faz visitas à domicílio para atender a pacientes acamados.
Mais profissionais — Em junho deste ano, a Prefeitura de Campos convocou 131 médicos concursados de 17 especialidades com o objetivo de atuar nas Unidades Pré-Hospitalares em regime de plantão 24 horas e, também, no serviço ambulatorial.