Notícia no detalhe
Estudantes da rede municipal realizam plantio às margens do Canal Parque Prazeres
Foram plantadas 20 árvores de espécies diversas, como: goiaba, romã, abacate, graviola, abricó, amora, groselha
Oitenta e sete alunos das escolas municipais Lions II e da
Custódio Generoso Vieira participaram na quarta-feira (12) do plantio de 20
árvores frutíferas na margem do canal do Parque Prazeres. A ação, que tem como
objetivo aumentar as áreas verdes do município, é uma iniciativa da secretaria
Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), através do programa de
Arborização e de Áreas Verdes Urbanas em parceria com a secretaria Municipal de
Governo.
Foram plantadas árvores de espécies diversas, como: goiaba, romã, abacate, graviola, abricó, amora, groselha, dentre outros.
— Antes de iniciar o plantio, dialoguei com os alunos sobre a importância de manter a função dos canais de drenagem, explicando que ao descartar nesses canais os resíduos sólidos e orgânicos, acaba causando a obstrução de vazão da água, causando enchentes nos bairros, além de fazer uma proliferação descontrolada da vegetação no interior do canal — destacou o secretário da SMDA, Leonardo Barreto.
Segundo o encarregado de localidade administrativa do Parque Prazeres, Marco Antônio Crespo, a urbanização com o plantio de árvores no entorno do canal é um sonho antigo dos moradores do bairro.
— Ao receber algumas demandas dos próprios moradores para limpeza no entorno do canal e do plantio de árvores, através dessa parceria com a SMDA, observamos que precisávamos ocupar esse espaço que antes recebia o descarte incorreto de lixo, para fazer dele um lugar agradável com árvores frutíferas e sombra. E, para marcar a ação, convidei duas escolas municipais do bairro para que os alunos participem do plantio e ajudem na conscientização e preservação do local — destacou Marco Antônio.
Para a professora da Escola Municipal Lions II Danielle Correa Carvalhal, que lecionou sobre a importância da vegetação para o processo de proteção do solo, das águas e do ar, a ação ajuda a colocar em prática e fixar para sempre na memória de cada aluno.
— Nesse último semestre trabalhamos sobre o solo e as plantas e, ao colocar em prática tudo que aprenderam, deixamos esse legado do meio ambiente e da conscientização da preservação na memória dos meus alunos. E, ao dar valor afetivo para o bosque de área frutífera, gera mais respeito e esse valor sentimental que dá ao plantio é muito importante — disse a professora.
Geovana Machado Coutinho, de 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Custódio Generoso Vieira, conta como foi plantar pela primeira vez uma árvore e como moradora do bairro, prometeu cuidar de cada plantação feita no local.
— Achei muito divertido plantar, pois só em saber que assim estamos ajudando a natureza é muito gratificante. Chegando à casa vou contar para a minha família e pedir para que me ajude a regar cada uma delas — disse Geovana.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/06/2025 16:47:58 Cidade da Criança com diversão no Feriado de Corpus Christi
- 17/06/2025 15:49:17 Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
- 17/06/2025 14:45:57 Aprovados no concurso do PSF de 2008 começam a entregar documentação na Saúde
- 17/06/2025 13:43:00 Desafio Verde: 30 dias para transformar consciência em ação
- 17/06/2025 13:15:54 Formação para Professores Alfabetizadores do Brasil Alfabetizado nesta quarta-feira
Cidade da Criança com diversão no Feriado de Corpus Christi
1706 15h49Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
1706 14h45Aprovados no concurso do PSF de 2008 começam a entregar documentação na Saúde
1706 13h43Desafio Verde: 30 dias para transformar consciência em ação
1706 13h15Formação para Professores Alfabetizadores do Brasil Alfabetizado nesta quarta-feira
12ª Bienal do Livro de Campos: Estrutura no Cepop entra na fase final de montagem
2Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
3Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
512ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
6Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça