Notícia no detalhe
Inovação e economia: sistema de pré-matrícula online foi criado por servidores
Equipes da Educação e do Cidac trabalharam para otimizar o controle dos novos ingressantes, cujo cadastro vai até esta sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram no sistema online inédito no município.
A pré-matrícula online para ingresso na rede municipal de ensino termina na próxima sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram, pleiteando uma vaga na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Especial. O sistema virtual, inédito no município, foi criado através de uma parceria entre a diretoria de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a Superintendência do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) sem custos adicionais para o município com a contratação de empresa especializada. Para cadastrar, acesse AQUI.
O diretor de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Smece, Nelson Goulart, afirmou que o departamento está trabalhando há um mês no cadastro de pré-matrícula junto ao Cidac. Esse é o segundo sistema de gerenciamento de matrículas lançado pela atual gestão municipal: o primeiro foi em setembro de 2017, o Smece On-Line, de uso interno de diretores e secretarias e que foi usado em 2017/2018 para renovação, encaminhamento, transferência e pré-matrícula de alunos. Já o novo sistema de pré-matrícula para novos alunos da rede é feito para o uso direto de pais, responsáveis e próprios estudantes realizarem o cadastro.
— Essa é uma inovação feita pelo governo Rafael Diniz. O primeiro sistema, o Smece On-line, é um pouco maior para gerenciamento on-line. O novo sistema que implementamos é o Educação Campos (educacao.campos.rj.gov.br), um Portal da Educação para cadastro dedicado exclusivamente à pré-matrícula — informa.
Com a criação de um sistema informatizado próprio de gestão escolar, a Smece economizou cerca de R$ 300 mil por mês em 2017. Nelson frisa que os sistemas utilizados pela Educação são feitos com tecnologia em parceria dentro da própria Prefeitura.
— O melhor de tudo é que os sistemas são gratuitos. Nós não gastamos nenhum centavo com eles. O antigo sistema de pré-matrícula era contratado e pago pelo poder público. A questão central não é inovação, mas gratuidade e transparência, tudo feito por servidor público. O Cidac está fazendo isto em parceria, o que não só mostra o potencial que nós temos dentro do serviço público, mas também que oferecemos solução pronta desde já — ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 18:41:08 IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana
- 12/05/2025 17:05:02 Divulgada pontuação da entrevista e lista de classificados do Brasil Alfabetizado
- 12/05/2025 16:52:42 Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
- 12/05/2025 14:44:30 Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
- 12/05/2025 14:29:11 Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana
1205 17h05Divulgada pontuação da entrevista e lista de classificados do Brasil Alfabetizado
1205 16h52Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
1205 14h44Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
1205 14h29Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado