Notícia no detalhe
Inovação e economia: sistema de pré-matrícula online foi criado por servidores
Equipes da Educação e do Cidac trabalharam para otimizar o controle dos novos ingressantes, cujo cadastro vai até esta sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram no sistema online inédito no município.
A pré-matrícula online para ingresso na rede municipal de ensino termina na próxima sexta-feira (14). Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram, pleiteando uma vaga na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Especial. O sistema virtual, inédito no município, foi criado através de uma parceria entre a diretoria de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a Superintendência do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) sem custos adicionais para o município com a contratação de empresa especializada. Para cadastrar, acesse AQUI.
O diretor de Processamento de Dados, Estatística e Matrícula da Smece, Nelson Goulart, afirmou que o departamento está trabalhando há um mês no cadastro de pré-matrícula junto ao Cidac. Esse é o segundo sistema de gerenciamento de matrículas lançado pela atual gestão municipal: o primeiro foi em setembro de 2017, o Smece On-Line, de uso interno de diretores e secretarias e que foi usado em 2017/2018 para renovação, encaminhamento, transferência e pré-matrícula de alunos. Já o novo sistema de pré-matrícula para novos alunos da rede é feito para o uso direto de pais, responsáveis e próprios estudantes realizarem o cadastro.
— Essa é uma inovação feita pelo governo Rafael Diniz. O primeiro sistema, o Smece On-line, é um pouco maior para gerenciamento on-line. O novo sistema que implementamos é o Educação Campos (educacao.campos.rj.gov.br), um Portal da Educação para cadastro dedicado exclusivamente à pré-matrícula — informa.
Com a criação de um sistema informatizado próprio de gestão escolar, a Smece economizou cerca de R$ 300 mil por mês em 2017. Nelson frisa que os sistemas utilizados pela Educação são feitos com tecnologia em parceria dentro da própria Prefeitura.
— O melhor de tudo é que os sistemas são gratuitos. Nós não gastamos nenhum centavo com eles. O antigo sistema de pré-matrícula era contratado e pago pelo poder público. A questão central não é inovação, mas gratuidade e transparência, tudo feito por servidor público. O Cidac está fazendo isto em parceria, o que não só mostra o potencial que nós temos dentro do serviço público, mas também que oferecemos solução pronta desde já — ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município