Notícia no detalhe
Artesanato de Campos é sucesso em todo o país
Com linhas e pedaços de tecidos, surgiram coletes, casacos, bolsas, carteiras e outros acessórios que destacaram o artesanato campista em grandes feiras de moda e negócios, como a Fashion Rio e a Rio a Porter. Encomendas vieram de todo o Brasil, os produtos foram fotografados para edições de revistas como a Vogue e vão ganhar o mundo, com exposição em feira até em Paris.
Papel, pedaços de vidros ou ladrilhos, o bagaço da cana que ia para o lixo, enfim, tudo vira lindas peças de decoração, que já enfeitam diversas casas e lojas de Campos. A massa preparada na Padaria Escola se transforma em pães, bolos, tortas, biscoitos finos e salgados que estão sendo comercializados por vários bairros e recebem elogios em festas até de casamento.
Com técnicas comuns, pessoas em situação de vulnerabilidade, alunos dos cursos de Inclusão Produtiva, estão criando arte, enfeitando outras pessoas ou produzindo deliciosas guloseimas, trabalhos que lhes garantem renda e elevam a auto estima. Inclusão Produtiva é uma das ações do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), desenvolvidas nos Centros da Assistência Social (Cras) de Campos. Nesta ação, técnicos da secretaria de Família e Assistência Social trabalham, com os assistidos nos Cras, o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e a sustentabilidade.
Histórias de sucesso - Coordenadora de Inclusão Produtiva, Ângela Muylaert, destaca também a importância da ação para a formação de grupos de convivência. “Além de descobrir um ofício, as pessoas estreitam os laços de amizades com seus vizinhos, vencem depressão, saem do isolamento e acabam melhorando o convívio entre as pessoas daquela comunidade ou bairro”.
Dirce Mary Santos Silva, 47, é exemplo do comentário da coordenadora. Há três anos, passou por uma separação e encontrou nas aulas de bordado livre do Cras da Codin um novo estímulo. “Me dediquei, aprendi e comecei a produzir roupas, colares e fui vendendo. Com o dinheiro, comprava mais material, bordava e vendia. Fiz outros cursos e fui aprendendo a usar a minha criatividade. Hoje, participo da Feira Mãos de Campos; nas férias comercializo meus produtos em Farol e tenho meu dinheiro, o orgulho dos meus filhos de ver que o que faço ir parar até pra Fashion Rio e atender encomendas de vários estados brasileiros”, contou a aluna, que integra o primeiro grupo produtivo do Cras, o “Bordando Sonhos” da Codin.
São muitos os exemplos de superação. Na Padaria Escola, do Cras do Jardim Carioca, Ediléia Alves Soares, 46, e Rosemery Martins dos Santos, 49, do Parque Santa Rosa, não deixam o fato de serem mudas atrapalharem o aprendizado. Em linguagem de Libras, elas explicam que concluíram os módulos panificação, confeitagem e salgados e conseguem uma renda com a venda de biscoitos. No mesmo Cras, a aluna de corte e costura e de customização, Josângela Alves Pessanha, 54, elogia a ação. “Mais do que a renda que a gente consegue, os cursos criam uma integração, é uma terapia e ajuda especialmente no crescimento e valorização das mulheres, que têm uma oportunidade de criar coisas bonitas. Aqui não tem tristeza, não tem depressão”, garante.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa