Notícia no detalhe
Clássicos e história do Brasil estão entre livros mais procurados da Bienal
No top 5 aparecem Diário de Anne Frank, História do Brasil para Ocupados, O Código da Vinci, 50 Tons de Cinza e A Guerra dos Tronos. Entre os infantis, a série de livros O Diário de um Banana é a mais procurada.
Ao passar pela 10ª Bienal do Livro de Campos, é praticamente impossível sair com as mãos vazias. A variedade de livros atrai o visitante, que corre pelos estandes para garantir a próxima leitura. Com a grande procura, quais são os títulos mais procurados? Segundo os expositores, há espaço para os grandes clássicos e também para lançamentos. A feira começou terça-feira (20) e segue até domingo (25), no Instituto Federal Fluminense (IFF) Centro.
Os expositores listaram cinco livros muito procurados pelos campistas: Diário de Anne Frank, História do Brasil para Ocupados, O Código da Vinci, 50 Tons de Cinza e A Guerra dos Tronos (da série Game of Thrones). Com as vendas, existe até mesmo a possibilidade de reposição das peças.
— Temos alguns fenômenos de vendas, como os livros ligados à série Game of Thrones. Porém, há clássicos que nunca saem de moda em feiras literárias. Um exemplo disse é o Diário de Anne Frank. Chegamos a Campos com quatro caixas, com 60 exemplares em cada. Agora, temos menos de 20 livros disponíveis — disse o expositor Gustavo Renê.
Estudante de Direito, Gabriela Souza, de 19 anos, garantiu o seu exemplar do Diário de Anne Frank. Lançado em 1947, o clássico narra momentos vivenciados pelo grupo de judeus confinado num esconderijo durante a ocupação nazista ao Países Baixos (atual Holanda). Já são mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo, sendo 16 milhões no Brasil. "A história é muito interessante. Sempre me falaram bem e agora estou curiosa para ler cada detalhe", conta a estudante.
No ramo infantil, também há um campeão: os livros do Diário de um Banana, de Jeff Kinney. O título narra a história do adolescente Greg Heffley, um garoto que estuda no ensino fundamental e que tem de lidar com a implicância dos colegas de escola. Ele conta o seu dia a dia no seu diário, criando histórias muito interessantes. "´E um livro muito procurado. As crianças já chegam procurando", conta o expositor Luiz Antônio Gonçalves.
A maior parte dos estandes da Bienal aceita cartão, que é o método de pagamento mais utilizado pelos visitantes, segundo os expositores.
Realização da 10ª Bienal do Livro de Campos
A programação da Bienal foi elaborada por uma comissão da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e pelo Sesc. A realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura para a Prefeitura de Campos. A Bienal tem patrocínio da concessionária Águas do Paraíba e Realiza Construtora e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). O patrono é Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910.
Realizações na Cultura
Além das atrações nacionalmente conhecidas, a 10ª Bienal do Livro de Campos segue valorizando os artistas e autores de Campos e região. Desde o seu início, o governo do prefeito Rafael Diniz traz realizações para o setor, como a reabertura do Teatro de Bolso, que mantém uma vasta programação de espetáculos para a população.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18