Notícia no detalhe
Obras avançam para implantação do Polo Agroalimentar
Antigo CEASA passa por intervenções para voltar a receber e distribuir alimentos para a região. Processo de desapropriação da área é finalizado mais de 40 anos depois.
Homens e máquinas movimentam há várias semanas a área da antiga Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), em Guarus, no processo de recuperação do espaço, que será transformado no Polo Agroalimentar do Norte e Noroeste Fluminense. Coincidentemente, os trabalhos acontecem justamente quando a Justiça “bateu o martelo” sobre a desapropriação pela Prefeitura da área de mais de 20 hectares, finalizando o processo iniciado há mais de 40 anos.
— A recuperação da antiga Ceasa, agora como Polo Agroalimentar, vai ser um enorme passo no projeto “Campos para além dos Royalties”, do prefeito Rafael Diniz. Será um grande centro de chegada e saída de alimentos produzidos em Campos e municípios ao redor, em um raio de mais de 200 quilômetros, abrangendo partes da Região dos Lagos, Região Serrana, Norte e Noroeste Fluminense, Zona da Mata de Minas Gerais e Sul do Espírito Santo. O consumo de alimentos só cresce em todo o mundo e temos que aproveitar esse mercado em expansão — observa o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
Na antiga área coberta, o espaço está sendo ampliado em relação ao utilizado na época da antiga Ceasa, desativada há mais de 20 anos. O espaço de 65m de comprimento por 20m de largura está sendo ampliado para 115m por 20m, aumentando a área de 1.300m² para 2.300², ou seja, quase o dobro do anterior.
— Estamos fazendo uma reforma geral, retirando velhas instalações da área e abrindo novos espaços. Vamos ter como receber produtores de toda a região, além dos nossos, especialmente os representantes da agricultura familiar, os pequenos e os médios produtores. Toda a estrutura metálica e a cobertura também serão recuperadas. E para revitalizar a área, vamos reformar e construir novos banheiros, cozinhas, lanchonetes, restaurante, terminais bancários, enfim, toda a estrutura para atender quem chega com sua mercadoria e levar outros itens — acrescenta Nildo.
Ainda segundo o superintendente, máquinas estão preparando uma grande área no entorno do espaço coberto e galpões, arrancando velhos troncos de árvores e nivelando o terreno. “Nessa área, vamos preparar o espaço para circulação de caminhões e outros veículos que chegarão para descarregar e carregar, bem como nova área de estacionamento para os compradores de produtos”, acrescenta Nildo.
Independente da previsão de liberação de verba federal para alavancar os trabalhos, afirma Nildo, o importante é começar a movimentar a área o mais rapidamente possível, agilizando os contratos para a ocupação dos espaços, que quando totalmente cobertos, abrigará mais de 500 produtores, ou até mil, considerando as associações.
— Tão logo tenhamos as condições necessárias para receber os primeiros produtores, iremos ocupando o espaço, fomentando os negócios inter região, facilitando as conexões entre vendedores e consumidores. Será importante dar o “start” no “círculo virtuoso” que vai dinamizar o comércio de alimentos em toda a região circunvizinha como jamais visto, gerando postos de trabalho e renda, revitalizando economicamente os municípios. O importante é começar — avalia o superintendente.
Desapropriação – Em meio ao intenso ritmo de trabalho para recuperar o espaço da antiga Ceasa, acaba de ser finalizada a desapropriação da área total de 22 hectares, onde foram construídas as instalações da velha central de abastecimento. O processo foi iniciado há 41 anos, em 1977 e, em 2011, o imóvel foi quitado. “Agora, com a finalização do processo, toda a área passa a ser oficialmente de propriedade do município, encerrando essa briga jurídica de mais de 40 anos com os herdeiros do antigo proprietário. A escritura definitiva sai nos próximos dias, dando ao município toda a segurança para seguir em frente com o projeto”, conclui Nildo Cardoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18