Notícia no detalhe
Foto eleita em Mostra Fotográfica das escolas municipais emociona
Estudante autora da imagem vencedora ganhou um smartphone. A exposição acontece até o dia 19 de novembro no Museu, depois participará da Bienal do Livro.
Se os olhos são a “janela da alma”, uma fotografia captada por um olhar atento pode trazer muito do seu autor e da realidade social ao seu redor, sendo esta, muitas vezes, de luta pela sobrevivência e de esperança na educação como elemento transformador. Com o objetivo de incentivar esta percepção sensível de crianças e jovens sobre os mais variados aspectos da cidade, foi aberta nesta terça-feira (13), no Museu Histórico de Campos, a II Exposição Fotográfica das Escolas Municipais.
O evento faz parte do projeto “Meu Olhar Sobre Campos”, realizado pela coordenação de Ciências Humanas da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Na ocasião, houve a escolha das três melhores fotos. A autora da imagem eleita ganhou smartphone.
Intitulada “Realidade de Vida da Minha Família”, a foto feita pela estudante Sheila Gomes, 17 anos, emocionou a todos. Na imagem, a mão do seu tio, um cortador de cana, mutilada pelo trabalho na lavoura. "É um emprego muito digno e cruel. É sol quente na cabeça, riscos e salário baixo. Eu quero estudar, fazer faculdade, ser advogada. Minha família toda trabalha no corte de cana, inclusive minha mãe. Eles trabalham pra que eu não tenha a vida deles. Não me envergonho, mas espero um futuro menos doloroso", confessa a aluna da escola municipal Amaro Prata Tavares.
O segundo e o terceiro lugares ficaram com as estudantes Raiane Pessanha da Silva, da E.M. Olavo Saldanha, e Drielli Neves Barbosa, da E.M. Getúlio Vargas. A atividade da pesca e a beleza dos barcos ao pôr do sol de Ponta Grossa foram as inspirações das fotógrafas. Ao todo, a exposição é composta por 60 fotografias selecionadas dentre as 125 imagens, feitas por estudantes de 13 escolas.
A exposição acontece até o dia 19 de novembro no Museu. Após esta data, as imagens poderão ser vistas no estande da secretaria de Educação na Bienal do Livro, entre os dias 20 e 25 de novembro, na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Centro.
- Este é um dia muito feliz para nós. Ver a sensibilidade dos nossos estudantes, saber das histórias deles é algo que nos toca e nos impulsiona, pois é isso que a gente sonha: que escola seja uma grande janela para o mundo, aumentando as possibilidades de futuro para os nossos jovens. A educação como agente de enriquecimento moral, dando aos estudantes as ferramentas necessárias para a vida -, emocionou-se o secretário de Educação, Brand Arenari, antecipando que o objetivo é ampliar o projeto, com oficinas de audiovisual e produção de documentários feitos pelos estudantes.
Participaram do júri 12 pessoas, entre eles fotógrafos, jornalistas e professores. Todos ficaram impressionados com a qualidade do material exposto. Os estudantes-fotógrafos receberam medalhas e os professores-incentivadores foram homenageados.
- Hoje, só temos a agradecer a todos que participaram, principalmente, aos nossos estudantes pelas reflexões que nos proporcionaram com as belezas de suas fotografias. O projeto tem o objetivo de utilizar a foto como um instrumento capaz de conferir aos nossos alunos um papel mais ativo na construção de novos conceitos, sensibilizando-os para a valorização da sua identidade e o aperfeiçoamento de sua auto-estima. Pela qualidade do que está sendo apresentado, vemos que está cumprindo o seu papel -, explica Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda