Notícia no detalhe
Foto eleita em Mostra Fotográfica das escolas municipais emociona
Estudante autora da imagem vencedora ganhou um smartphone. A exposição acontece até o dia 19 de novembro no Museu, depois participará da Bienal do Livro.
Se os olhos são a “janela da alma”, uma fotografia captada por um olhar atento pode trazer muito do seu autor e da realidade social ao seu redor, sendo esta, muitas vezes, de luta pela sobrevivência e de esperança na educação como elemento transformador. Com o objetivo de incentivar esta percepção sensível de crianças e jovens sobre os mais variados aspectos da cidade, foi aberta nesta terça-feira (13), no Museu Histórico de Campos, a II Exposição Fotográfica das Escolas Municipais.
O evento faz parte do projeto “Meu Olhar Sobre Campos”, realizado pela coordenação de Ciências Humanas da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Na ocasião, houve a escolha das três melhores fotos. A autora da imagem eleita ganhou smartphone.
Intitulada “Realidade de Vida da Minha Família”, a foto feita pela estudante Sheila Gomes, 17 anos, emocionou a todos. Na imagem, a mão do seu tio, um cortador de cana, mutilada pelo trabalho na lavoura. "É um emprego muito digno e cruel. É sol quente na cabeça, riscos e salário baixo. Eu quero estudar, fazer faculdade, ser advogada. Minha família toda trabalha no corte de cana, inclusive minha mãe. Eles trabalham pra que eu não tenha a vida deles. Não me envergonho, mas espero um futuro menos doloroso", confessa a aluna da escola municipal Amaro Prata Tavares.
O segundo e o terceiro lugares ficaram com as estudantes Raiane Pessanha da Silva, da E.M. Olavo Saldanha, e Drielli Neves Barbosa, da E.M. Getúlio Vargas. A atividade da pesca e a beleza dos barcos ao pôr do sol de Ponta Grossa foram as inspirações das fotógrafas. Ao todo, a exposição é composta por 60 fotografias selecionadas dentre as 125 imagens, feitas por estudantes de 13 escolas.
A exposição acontece até o dia 19 de novembro no Museu. Após esta data, as imagens poderão ser vistas no estande da secretaria de Educação na Bienal do Livro, entre os dias 20 e 25 de novembro, na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Centro.
- Este é um dia muito feliz para nós. Ver a sensibilidade dos nossos estudantes, saber das histórias deles é algo que nos toca e nos impulsiona, pois é isso que a gente sonha: que escola seja uma grande janela para o mundo, aumentando as possibilidades de futuro para os nossos jovens. A educação como agente de enriquecimento moral, dando aos estudantes as ferramentas necessárias para a vida -, emocionou-se o secretário de Educação, Brand Arenari, antecipando que o objetivo é ampliar o projeto, com oficinas de audiovisual e produção de documentários feitos pelos estudantes.
Participaram do júri 12 pessoas, entre eles fotógrafos, jornalistas e professores. Todos ficaram impressionados com a qualidade do material exposto. Os estudantes-fotógrafos receberam medalhas e os professores-incentivadores foram homenageados.
- Hoje, só temos a agradecer a todos que participaram, principalmente, aos nossos estudantes pelas reflexões que nos proporcionaram com as belezas de suas fotografias. O projeto tem o objetivo de utilizar a foto como um instrumento capaz de conferir aos nossos alunos um papel mais ativo na construção de novos conceitos, sensibilizando-os para a valorização da sua identidade e o aperfeiçoamento de sua auto-estima. Pela qualidade do que está sendo apresentado, vemos que está cumprindo o seu papel -, explica Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















