Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra sinfônica completa a Poço Gordo
A inciativa é da coordenação de Artes da secretaria de Educação, em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. O evento aconteceu na Escola Municipal Alberto Lamego.
Com o propósito de levar arte a todos os cantos do município, o projeto Música na Escola esteve nesta segunda-feira (12) na Escola Municipal Alberto Lamego, em Poço Gordo. A iniciativa, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, levou uma orquestra completa à localidade. O que seria um evento voltado aos alunos das unidades escolares da região, virou uma atração para todo distrito. Pais, que aguardavam seus filhos, entraram para assistir e houve quem se reunisse no portão da unidade para ouvir as melodias.
Alunos das escolas Heitor Alves Barreto e Leôncio Pereira Gomes, ambas em São Sebastião, também participaram. Para praticamente todos os presentes, a experiência de assistir a uma orquestra foi inédita. O espetáculo interativo contou com músicas de compositores como Beethoven, Baden Powel e Vinicius de Moraes, Ary Barroso, além de marchinhas carnavalescas. Na oportunidade, o maestro da Orquestra Sinfônica Davi Machado, Luis Maurício Carneiro, apresentou os instrumentos e realizou dinâmicas com os estudantes, como convidá-los para reger os músicos.
- A iniciativa aproxima o estudante da arte. As pessoas não gostam do que não conhecem. Dar acesso à música, levar a arte aos distritos é uma forma de democratizar a cultura -, ressalta o maestro
A diretora Vera Lúcia Matos destacou a interação dos alunos. “Todos ficaram maravilhados. Foi uma experiência incrível – frisa.
De acordo com Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é promover a experiência de apreciação de uma orquestra sinfônica, possibilitando o acesso à música de concerto e à música popular brasileira. "Durante este semestre, em parceria com a coordenação de Educação do Campo, estamos levando o projeto às escolas do campo, onde muitos alunos nunca tiveram oportunidade de vivenciar uma experiência estética desta natureza. Possibilitar o acesso às diferentes linguagens artísticas e ampliar o repertório dos nossos alunos faz parte do plano pedagógico do ensino de arte", destaca.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. Na última sexta-feira (9) o projeto esteve na creche Wilson Amaro de Freitas, no Jockey II, com a Orquestra Infantil. Em setembro, a iniciativa levou, também, a orquestra formada pelos pequenos, à escola infantil Presidente Castelo Branco, na Pecuária, e à Orquestra Sinfônica Davi Machado na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão.
A Orquestra Sinfônica Davi Machado, da ONG Orquestrando a Vida, possui 80 músicos, a maioria adolescentes e pré-adolescentes. O grupo é composto por diversos instrumentos, como violinos, violas, violoncelo, contrabaixo, flautas, oboé, fogote, trompetes, trombone, percussão popular e erudita. Para o maestro Luis Maurício Carneiro, a iniciativa aproxima o estudante da arte. " As pessoas não gostam do que não conhecem. Dar acesso à música, levar a arte aos distritos é uma forma de democratizar à cultura", ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2026 11:14:17 FMS orienta população sobre funcionamento da rede de urgência e emergência
- 16/05/2026 11:05:29 Engenheiro treina profissionais do HGG para manuseio de novos respiradores
- 16/05/2026 10:54:46 Secretarias já prestam atendimentos no Prefeitura em Ação do Parque São José
- 16/05/2026 10:06:57 Maio Vermelho reforça ações de vigilância e controle das hepatites virais
- 16/05/2026 09:48:36 Meio Ambiente promove ações educativas pelo Dia Mundial da Reciclagem
FMS orienta população sobre funcionamento da rede de urgência e emergência
1605 11h05Engenheiro treina profissionais do HGG para manuseio de novos respiradores
1605 10h54Secretarias já prestam atendimentos no Prefeitura em Ação do Parque São José
1605 10h06Maio Vermelho reforça ações de vigilância e controle das hepatites virais
1605 09h48Meio Ambiente promove ações educativas pelo Dia Mundial da Reciclagem
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
3Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
4Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
5Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda
6Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus





















