Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra sinfônica completa a Poço Gordo
A inciativa é da coordenação de Artes da secretaria de Educação, em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. O evento aconteceu na Escola Municipal Alberto Lamego.
Com o propósito de levar arte a todos os cantos do município, o projeto Música na Escola esteve nesta segunda-feira (12) na Escola Municipal Alberto Lamego, em Poço Gordo. A iniciativa, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, levou uma orquestra completa à localidade. O que seria um evento voltado aos alunos das unidades escolares da região, virou uma atração para todo distrito. Pais, que aguardavam seus filhos, entraram para assistir e houve quem se reunisse no portão da unidade para ouvir as melodias.
Alunos das escolas Heitor Alves Barreto e Leôncio Pereira Gomes, ambas em São Sebastião, também participaram. Para praticamente todos os presentes, a experiência de assistir a uma orquestra foi inédita. O espetáculo interativo contou com músicas de compositores como Beethoven, Baden Powel e Vinicius de Moraes, Ary Barroso, além de marchinhas carnavalescas. Na oportunidade, o maestro da Orquestra Sinfônica Davi Machado, Luis Maurício Carneiro, apresentou os instrumentos e realizou dinâmicas com os estudantes, como convidá-los para reger os músicos.
- A iniciativa aproxima o estudante da arte. As pessoas não gostam do que não conhecem. Dar acesso à música, levar a arte aos distritos é uma forma de democratizar a cultura -, ressalta o maestro
A diretora Vera Lúcia Matos destacou a interação dos alunos. “Todos ficaram maravilhados. Foi uma experiência incrível – frisa.
De acordo com Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é promover a experiência de apreciação de uma orquestra sinfônica, possibilitando o acesso à música de concerto e à música popular brasileira. "Durante este semestre, em parceria com a coordenação de Educação do Campo, estamos levando o projeto às escolas do campo, onde muitos alunos nunca tiveram oportunidade de vivenciar uma experiência estética desta natureza. Possibilitar o acesso às diferentes linguagens artísticas e ampliar o repertório dos nossos alunos faz parte do plano pedagógico do ensino de arte", destaca.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. Na última sexta-feira (9) o projeto esteve na creche Wilson Amaro de Freitas, no Jockey II, com a Orquestra Infantil. Em setembro, a iniciativa levou, também, a orquestra formada pelos pequenos, à escola infantil Presidente Castelo Branco, na Pecuária, e à Orquestra Sinfônica Davi Machado na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão.
A Orquestra Sinfônica Davi Machado, da ONG Orquestrando a Vida, possui 80 músicos, a maioria adolescentes e pré-adolescentes. O grupo é composto por diversos instrumentos, como violinos, violas, violoncelo, contrabaixo, flautas, oboé, fogote, trompetes, trombone, percussão popular e erudita. Para o maestro Luis Maurício Carneiro, a iniciativa aproxima o estudante da arte. " As pessoas não gostam do que não conhecem. Dar acesso à música, levar a arte aos distritos é uma forma de democratizar à cultura", ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda