A 10ª Bienal do Livro de Campos se antecipou e a cidade começa a respirar literatura nesta sexta-feira (9) na Pré-Bienal, que segue até domingo (11), no Boulevard Shopping. Das 10h às 21h, serão diversas atrações como intervenções poéticas, bate-papos com autores campistas e performances de dança. A Bienal acontecerá de 20 a 25 de novembro, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.
— É um ganho muito grande para a cidade começar a respirar e interagir com um pouco do que vai acontecer na Bienal. Conseguimos o espaço no Boulevard e também outras parcerias para realizar a programação da Pré-Bienal, com atrações infantil, jovem e para adultos, além de lançamento de livros e outras atividades. Vais ser uma oportunidade para todos sentirem o clima da cultura e da arte — disse Pedro Lincoln, chefe de gabinete da FCJOL.
Além das surpresas que transformarão a visita ao shopping em um grande evento, na programação está um pouco de “RPG com o fã clube Base Avançada”, nesta sexta (9), às 18h. No sábado (10), o Sesc apresenta uma Intervenção poética, a partir das 14h. Os jovens escritores Lucas e Márcia batem um papo a partir das 15h. Já, a partir das 17h, será realizada a oficina “Seja um escritor do século 21”. Em seguida, às 18h, é a vez do espetáculo lítero-musical com Eliana Carneiro e Matheus Nicolau . Às 19h, Joseane Firmino apresenta palestra sobre gestão e, às 20h, o Centro de Artes Madeleine Rosay apresenta performance de dança.
No domingo (11), às 15h, haverá contação de história e, às 16h, uma roda de conversa com os autores Bella Prudêncio e Fábio Luiz Ferreira Gomes. Às 17h, os escritores Lucas e Márcia retornam para novo bate-papo. Às 18h, é a vez do “Recitando poesias de Roberto Fernandes”, com Tim Carvalho e, às 19h, o escritor Ronaldo Júnior apresenta “Poesia à procura de sentido”.
A Pré-Bienal tem o apoio Boulevard Shopping, Sesc, João Ibrahim Decoração e Leitura.
Realização — A 10ª Bienal do Livro de Campos tem patrocínio da concessionária Águas do Paraíba e Realiza Construtora, com realização da Prefeitura de Campos e Sesc, e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). Além de ter como patrono Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910, a Bienal homenageará também Antônio Roberto Fernandes, Félix Carneiro (Felinho) e Lenilson Chaves, que implantou a Bienal do Livro em Campos, em 2000. A realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura para a prefeitura de Campos.