Notícia no detalhe
Projeto Educação para Saúde (PES) da Alegria é lançado na pediatria do HFM
A iniciativa da secretaria de Educação, em parceria com a direção do hospital, Fundação Municipal de Saúde e secretaria de Saúde, levou música, atividades recreativas, educacionais, e muita animação às crianças
Levar o sorriso, a música e o entretenimento onde eles são mais necessários. Com este objetivo, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) lançou nesta quinta-feira (8) o Projeto Educação para Saúde (PES) da Alegria na pediatria do Hospital Ferreira Machado (HFM). A iniciativa ocorre em parceria com a direção do hospital, Fundação Municipal de Saúde e secretaria de Saúde.
Equipes de animadores culturais, da banda da Smece, da coordenação de Artes, Programa Ler para Ser e do setor Pedagógico contaram histórias, tocaram, cantaram, dançaram, levaram fantoches, instrumentos de brinquedo e muita empolgação aos pequenos. Profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) deram orientações sobre Planejamento Familiar e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) aos acompanhantes dos pacientes
O secretário de Educação, Brand Arenari, agradeceu a oportunidade, à equipe do hospital e da Saúde, frisando que a ação só foi possível devido ao modelo de gestão e liderança do prefeito Rafael Diniz. “Ele nos dá autonomia e nos incentiva a fazer projetos que integram secretarias. Quero agradecer também a essa equipe maravilhosa da Educação. Somos muito técnicos, mas temos muito carinho para dar e estamos aqui para emprestar um pouco desta alegria e, de alguma forma, contribuir para que a estada dessas crianças aqui seja um pouco menos dolorida e mais breve possível, pois o lugar deles é lá fora estudando, correndo e brincando”, ressalta o secretário.
O Projeto acontecerá, semanalmente, com agenda definida até o final de dezembro, com diferentes equipes da Educação desenvolvendo atividades culturais, pedagógicas, artísticas e de promoção da saúde.
O superintendente do HFM, Pedro Ernesto, lembrou que a parceria junto à secretaria Educação superou as expectativas. “Para nossa surpresa, tornou-se algo bem maior. Estudos provam que o contato com atividades artísticas e recreativas dentro do hospital reduz o tempo de permanência das crianças em tratamento. Este é o nosso maior objetivo, melhorar e diminuir este período”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda