Notícia no detalhe
Stephen Hawking: palestra na Bienal abordará conquistas do cientista
O britânico é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein e seus teoremas, assim como a luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), foram temas de filmes e documentários.
A vida de Stephen Hawking, um dos cientistas mais admirados do mundo, será um dos temas abordados na 10ª Bienal do Livro de Campos, realizada entre os dias 20 e 25 de novembro, no IFF-Centro. O professor e presidente do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira, vai ministrar a palestra “Stephen Hawking: suas limitações não o impediram de conquistar o universo”, no dia 22 de novembro, às 15h, no Auditório Miguel Ramalho.
Nascido em Oxford, na Inglaterra, Hawking é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein, por ter uma capacidade de contar as complexas teorias do mundo moderno ao público leigo, em linguagem fácil e cativante. Isso, convivendo com as limitações da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença rara que descobriu com apenas 21 anos.
— Destinada ao público geral, a palestra vai mostrar a vida de Hawking e suas contribuições para a ciência mundial. Ele é um exemplo para todo mundo por seus méritos e também por mostrar ânimo para seguir em frente, independente da doença. A ciência pode ser desenvolvida por qualquer pessoa — disse Marcelo Oliveira.
Apesar do diagnóstico de pouco tempo de vida ainda na juventude, Hawking venceu barreiras e se tornou referência mundial. O físico morreu em 14 de março deste ano, aos 76 anos. Porém, as suas teorias ainda estão bem atuais no dia a dia. "Fui entrevistado recentemente por um veículo da Rússia sobre as previsões do Hawking para o futuro. Uma delas é se a inteligência artificial vai superar a inteligência humana. É um debate bem atual e também será abordado na palestra", conta Marcelo.
Evento com mais de 100 atividades
A 10ª Bienal do Livro de Campos tem o patrocínio da concessionária Águas do Paraíba, com realização da Prefeitura de Campos e Sesc, e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). Esta edição será realizada no mesmo local da primeira e terá como patrono Nilo Peçanha, campista que foi presidente do Brasil (1909/1910). A bienal com tema Cultura que Liberta homenageará também Antônio Roberto Fernandes, Félix Carneiro (Felinho) e Lenilson Chaves, que implantou a Bienal do Livro em Campos, em 2000.
Toda programação da 10ª Bienal do Livro de Campos está sendo elaborada por uma comissão da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e terá uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















