Notícia no detalhe
Índice de Infestação por Aedes em Campos cai 1,1, aponta novo levantamento
População deve manter os cuidados propostos pela campanha 10 Minutos Contra o Aedes aegypti para impedir a proliferação do mosquito.
A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nesta terça-feira (23), o mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que caiu para 2,6. Essa é a segunda redução do levantamento desde a epidemia enfrentada pelo município em maio desse ano, quando o LIRAa registrado foi de 6,1. Em agosto, esse número já tinha reduzido para 3,7.
Mesmo com a redução contínua, a Vigilância ressalta que a população deve continuar com as medidas de prevenção nas residências. Atualmente, estão confirmados 5.602 casos de chikungunya. O diretor do CCZ, Marcelo Sales, reforça que a população deve continuar fazendo a sua parte para que novos casos da doença não sejam registrados.
— A redução do LIRAa mostra que a intensificação das ações, pelo CCZ, por meio dos mutirões e a contribuição da população no combate ao Aedes aegypti têm tido bons resultados. Precisamos que todos continuem fazendo a sua parte, separando os 10 minutos por semana para revistar seus quintais, vasos de plantas e lavar os recipientes de águas de animais. Nos últimos meses, realizamos 43 grandes mutirões e é fundamental que a população continue recebendo os agentes em suas casas — ressaltou Marcelo.
O diretor do CCZ enfatiza ainda que, diante do resultado, um novo cronograma de ações nos bairros está sendo montado pelo órgão e será anunciado nos próximos dias.
Desde o anúncio da epidemia no município, a Vigilância em Saúde acionou os representantes do Comitê de Arboviroses para traçar estratégias urgentes de combate ao mosquito. Foram realizados mutirões integrados, limpeza de terrenos baldios, aumento do número de testes laboratoriais na rede para atender mais rapidamente a população e a descentralização no atendimento primário aos pacientes também nas unidades básicas de saúde e hospitais. O Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CRDI) também funcionou aos sábados, para atender a grande demanda.

Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















