Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra infantil à unidade da Pecuária
O projeto da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, este na escola Presidente Castelo Branco
Para apreciar (e fazer) música não tem idade. A prova disso foi dada na tarde desta sexta-feira (28) na escola municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, que atende mais de 300 estudantes de Educação Infantil. A unidade recebeu uma edição do projeto Música na Escola, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. Desta vez, a apresentação ficou a cargo da orquestra mirim da organização, que atua com crianças de 5 a 7 anos, justamente a faixa etária da plateia presente.
No repertório, cantigas folclóricas. Todas acompanhadas por palmas e o coro dos espectadores. Fernanda Carneiro, 6 anos, era uma das mais empolgadas. Cantou todas as músicas, aplaudiu de pé e acompanhou a melodia com um violino invisível. “Eu adoro música. Deixa tudo mais feliz”, confessa a pequena.
Para Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é levar a música desde cedo aos estudantes da rede para que eles tenham acesso a construções estéticas diversas. “Esta é a primeira vez que desenvolvemos o projeto em uma unidade de Educação Infantil e a experiência foi muito positiva. Possibilitar o contato do aluno com as diferentes linguagens artísticas, ampliando seu repertório, faz parte do plano pedagógico do ensino de arte. Imagina que lindo todos eles tocando juntos um dia”, sonha a professora que tem formação em música.
A Orquestra Infantil Orquestrando a Vida é formada por cerca de 25 crianças, divididas entre violinos e viola, e regidos pela jovem maestrina Lívia Souza, monitora da ONG e componente da Orquestra Sinfônica Davi Machado. O maestro Luis Maurício Carneiro acompanhou as melodias no piano.
A vice-diretora da unidade, Ana Beatriz Gomes, adorou a iniciativa. “Eles gostam muito de música, interagem, participam. É uma experiência muito agradável e positiva que só tem a somar”, ressalta.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. No último dia 10 de setembro, o projeto esteve na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, com a Orquestra Sinfônica Davi Machado. Na oportunidade, estudantes das escolas Etelvira Martins, Bartolomeu Lizandro, Giró Faísca, Carlos Chagas, Nossa Senhora da Conceição, Guiomar Ramos Paes, além dos matriculados na unidade anfitriã, participaram da apresentação composta por músicas clássicas e populares.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda