Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra infantil à unidade da Pecuária
O projeto da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, este na escola Presidente Castelo Branco
Para apreciar (e fazer) música não tem idade. A prova disso foi dada na tarde desta sexta-feira (28) na escola municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, que atende mais de 300 estudantes de Educação Infantil. A unidade recebeu uma edição do projeto Música na Escola, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. Desta vez, a apresentação ficou a cargo da orquestra mirim da organização, que atua com crianças de 5 a 7 anos, justamente a faixa etária da plateia presente.
No repertório, cantigas folclóricas. Todas acompanhadas por palmas e o coro dos espectadores. Fernanda Carneiro, 6 anos, era uma das mais empolgadas. Cantou todas as músicas, aplaudiu de pé e acompanhou a melodia com um violino invisível. “Eu adoro música. Deixa tudo mais feliz”, confessa a pequena.
Para Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é levar a música desde cedo aos estudantes da rede para que eles tenham acesso a construções estéticas diversas. “Esta é a primeira vez que desenvolvemos o projeto em uma unidade de Educação Infantil e a experiência foi muito positiva. Possibilitar o contato do aluno com as diferentes linguagens artísticas, ampliando seu repertório, faz parte do plano pedagógico do ensino de arte. Imagina que lindo todos eles tocando juntos um dia”, sonha a professora que tem formação em música.
A Orquestra Infantil Orquestrando a Vida é formada por cerca de 25 crianças, divididas entre violinos e viola, e regidos pela jovem maestrina Lívia Souza, monitora da ONG e componente da Orquestra Sinfônica Davi Machado. O maestro Luis Maurício Carneiro acompanhou as melodias no piano.
A vice-diretora da unidade, Ana Beatriz Gomes, adorou a iniciativa. “Eles gostam muito de música, interagem, participam. É uma experiência muito agradável e positiva que só tem a somar”, ressalta.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. No último dia 10 de setembro, o projeto esteve na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, com a Orquestra Sinfônica Davi Machado. Na oportunidade, estudantes das escolas Etelvira Martins, Bartolomeu Lizandro, Giró Faísca, Carlos Chagas, Nossa Senhora da Conceição, Guiomar Ramos Paes, além dos matriculados na unidade anfitriã, participaram da apresentação composta por músicas clássicas e populares.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 18:41:08 IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana
- 12/05/2025 17:05:02 Divulgada pontuação da entrevista e lista de classificados do Brasil Alfabetizado
- 12/05/2025 16:52:42 Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
- 12/05/2025 14:44:30 Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
- 12/05/2025 14:29:11 Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana
1205 17h05Divulgada pontuação da entrevista e lista de classificados do Brasil Alfabetizado
1205 16h52Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
1205 14h44Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
1205 14h29Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado