Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra infantil à unidade da Pecuária
O projeto da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, este na escola Presidente Castelo Branco
Para apreciar (e fazer) música não tem idade. A prova disso foi dada na tarde desta sexta-feira (28) na escola municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, que atende mais de 300 estudantes de Educação Infantil. A unidade recebeu uma edição do projeto Música na Escola, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. Desta vez, a apresentação ficou a cargo da orquestra mirim da organização, que atua com crianças de 5 a 7 anos, justamente a faixa etária da plateia presente.
No repertório, cantigas folclóricas. Todas acompanhadas por palmas e o coro dos espectadores. Fernanda Carneiro, 6 anos, era uma das mais empolgadas. Cantou todas as músicas, aplaudiu de pé e acompanhou a melodia com um violino invisível. “Eu adoro música. Deixa tudo mais feliz”, confessa a pequena.
Para Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é levar a música desde cedo aos estudantes da rede para que eles tenham acesso a construções estéticas diversas. “Esta é a primeira vez que desenvolvemos o projeto em uma unidade de Educação Infantil e a experiência foi muito positiva. Possibilitar o contato do aluno com as diferentes linguagens artísticas, ampliando seu repertório, faz parte do plano pedagógico do ensino de arte. Imagina que lindo todos eles tocando juntos um dia”, sonha a professora que tem formação em música.
A Orquestra Infantil Orquestrando a Vida é formada por cerca de 25 crianças, divididas entre violinos e viola, e regidos pela jovem maestrina Lívia Souza, monitora da ONG e componente da Orquestra Sinfônica Davi Machado. O maestro Luis Maurício Carneiro acompanhou as melodias no piano.
A vice-diretora da unidade, Ana Beatriz Gomes, adorou a iniciativa. “Eles gostam muito de música, interagem, participam. É uma experiência muito agradável e positiva que só tem a somar”, ressalta.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. No último dia 10 de setembro, o projeto esteve na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, com a Orquestra Sinfônica Davi Machado. Na oportunidade, estudantes das escolas Etelvira Martins, Bartolomeu Lizandro, Giró Faísca, Carlos Chagas, Nossa Senhora da Conceição, Guiomar Ramos Paes, além dos matriculados na unidade anfitriã, participaram da apresentação composta por músicas clássicas e populares.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















