Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra infantil à unidade da Pecuária
O projeto da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, este na escola Presidente Castelo Branco
Para apreciar (e fazer) música não tem idade. A prova disso foi dada na tarde desta sexta-feira (28) na escola municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, que atende mais de 300 estudantes de Educação Infantil. A unidade recebeu uma edição do projeto Música na Escola, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. Desta vez, a apresentação ficou a cargo da orquestra mirim da organização, que atua com crianças de 5 a 7 anos, justamente a faixa etária da plateia presente.
No repertório, cantigas folclóricas. Todas acompanhadas por palmas e o coro dos espectadores. Fernanda Carneiro, 6 anos, era uma das mais empolgadas. Cantou todas as músicas, aplaudiu de pé e acompanhou a melodia com um violino invisível. “Eu adoro música. Deixa tudo mais feliz”, confessa a pequena.
Para Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é levar a música desde cedo aos estudantes da rede para que eles tenham acesso a construções estéticas diversas. “Esta é a primeira vez que desenvolvemos o projeto em uma unidade de Educação Infantil e a experiência foi muito positiva. Possibilitar o contato do aluno com as diferentes linguagens artísticas, ampliando seu repertório, faz parte do plano pedagógico do ensino de arte. Imagina que lindo todos eles tocando juntos um dia”, sonha a professora que tem formação em música.
A Orquestra Infantil Orquestrando a Vida é formada por cerca de 25 crianças, divididas entre violinos e viola, e regidos pela jovem maestrina Lívia Souza, monitora da ONG e componente da Orquestra Sinfônica Davi Machado. O maestro Luis Maurício Carneiro acompanhou as melodias no piano.
A vice-diretora da unidade, Ana Beatriz Gomes, adorou a iniciativa. “Eles gostam muito de música, interagem, participam. É uma experiência muito agradável e positiva que só tem a somar”, ressalta.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. No último dia 10 de setembro, o projeto esteve na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, com a Orquestra Sinfônica Davi Machado. Na oportunidade, estudantes das escolas Etelvira Martins, Bartolomeu Lizandro, Giró Faísca, Carlos Chagas, Nossa Senhora da Conceição, Guiomar Ramos Paes, além dos matriculados na unidade anfitriã, participaram da apresentação composta por músicas clássicas e populares.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município