Notícia no detalhe
Limpeza em canais avança em diversas frentes de trabalho
Dragagem no Coqueiros chega ao Bela Vista. Os serviços nos canais Cacomanga, Saco, Caxexo e Rio Novo também seguem dentro do previsto.
O trabalho de dragagem em canais segue dentro do cronograma em diversos pontos do município, na área urbana e em comunidades rurais. A parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, através do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é responsável pela maioria das intervenções e, atualmente, o serviço prioriza o Canal Coqueiros, um dos principais do município, e o Cacomanga, que há tempos não passava por intervenção.
— No Coqueiros, onde atuamos também no ano passado, desta vez estamos limpando só a parte urbana, antes da chegada da temporada de chuvas. Já estamos chegando ao bairro Bela Vista, após passarmos pelo Matadouro, onde ele começa saindo do rio Paraíba do Sul, depois o Parque Califórnia, Horto, Flamboyant, Jóquei Clube e Penha, completando cerca de dez quilômetros. Já no Cacomanga, estamos dando atenção especial porque ele não era limpo há cerca de cinco anos — explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
A limpeza no Coqueiros começou no dia 3 de agosto. E no Cacomanga, uma semana depois. No trabalho, são utilizadas máquinas Long Reach (braço articulado) e Dragline (pá presa a cabo de aço), de acordo com a necessidade. Somando a parte urbana e o trecho rural, o Coqueiros tem mais de 40 quilômetros. Já no Cacomanga, que tem pouco mais de quatro quilômetros, a dragagem já cobriu 1,5 quilômetro. O trabalho beneficia pequenos produtores rurais das áreas da Tapera, Ururaí e Lagoa de Cima.
Além do Coqueiros e do Cacomanga, outros canais passam por limpeza. O Canal do Saco, que vai da área atrás do Shopping Boulevard e segue até a Tapera, onde se encontra com o Cacomanga, está em fase final de limpeza a cargo da secretaria de Desenvolvimento Ambiental em parceria com a Águas do Paraíba. Os serviços começaram em 3 de julho nos quatro quilômetros de extensão.
Também em fase final de dragagem está o Caxexo, na localidade de São Martinho, na Baixada, com cerca de 12 quilômetros. A limpeza faz parte da parceria com o Limpa Rio e permite a chegada da água para as lavouras e o gado de centenas de pequenos produtores rurais. O canal Rio Novo, na Baixada, também está sendo limpo, mas em parceria entre a Prefeitura e os produtores rurais locais. E no Cambaíba os serviços já terminaram, depois da dragagem em cerca de 2,5 quilômetros para dar vazão às águas de chuva que meses atrás inundaram diversas propriedades rurais.
Em breve, mais canais passarão por limpeza. O superintendente de Agricultura e Pecuária adiantou que o canal Vala do Mato será beneficiado e aguarda o fim do processo de licitação. “O Vala do Mato vai da Lagoa Feia até o Coqueiros, para levar água limpa às propriedades”, acrescenta Nildo.
O Canal São Bento, que sai do Paraíba pouco depois de Barcelos (SJB) e segue em direção à Baixada Campista, passará novamente por dragagem. “Nos próximos dias vamos reiniciar intervenções carregando as areias retiradas na última dragagem, meses atrás. E depois continuaremos com o trabalho de desobstrução”, acrescenta ainda o superintendente.
Desde o ano passado já foram limpos mais de 50 quilômetros de canais em todo o município. Uma das mais importantes foi a desobstrução no Canal das Flechas, na área da Ponte do Gote, também em São Martinho, onde foram feitas duas intervenções. Campos tem mais de 1.400 quilômetros de canais, a maior parte na Baixada, abertos pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS).
Últimas Notícias adicionadas
- 28/08/2025 08:47:47 Diretora de Nutrição Escolar de Campos ministra palestra para merendeiras de SFI
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
Diretora de Nutrição Escolar de Campos ministra palestra para merendeiras de SFI
2708 19h06Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia