Notícia no detalhe
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reúne cerca de 2 mil pessoas
O evento foi realizado no Shopping Boulevard para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Cerca de 2 mil pessoas passaram e pararam um pouco para acompanhar as apresentações realizadas por várias instituições como Apae, Apoe, Apape, Educandário São José Operário e Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes, nesta sexta-feira (21), no Shopping Boulevard, pra celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi organizado pela Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), superou a expectativas do presidente, o arquiteto Ernani Alves.
- Pensamos que essa ação fosse atrair cerca de 500 pessoas e houve momentos em que cerca de duas mil pessoas estavam ali prestigiando. O evento tem como papel principal despertar a conscientização da população de que as pessoas com deficiências são como qualquer outra pessoa e que eles só querem fazer parte do cotidiano da sociedade. O sucesso foi tão grande que já estamos pensando em realizar outro para o mês de novembro. Identificamos que as empresas parceiras querem ajudar, basta promover o evento. Sem contar o apoio da sociedade -, destacou Ernani.
A jovem, Marineide Servilha Lemos, 36 anos, que é atendida pelo Projeto Paraesporte, estava encantada. “Ela raramente participa de eventos desse porte e, poder vir no Shopping, deixou-a muito feliz. Era só sorrisos. Ela faz parte da equipe de Bocha do Paraesporte. Esse momento é muito importante para ela e para nós que vivemos o dia a dia com ela. Saber que existe espaço com acessibilidade para as pessoas com deficiência e que elas podem frequentar é um avanço”, destacou o pai, Jorge Heleno.
- Ela amou tudo, desde quando o ônibus da Fundação a pegou em casa até o final. Marcia se transforma quando está na fundação ou participando dos eventos. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Rafael e ao presidente Rafael Thuin e toda essa equipe linda e profissional da FME: professores e estagiários, que não medem esforços para trazer felicidade a essas crianças - explicou a irmã Claudenir da Silva Erbas.
Cerca de 20 alunos do projeto Paraesporte mostraram com muita alegria e naturalidade que eles sabem dançar, jogar bocha e, até mesmo, futebol down. A apresentação dos alunos atraiu a atenção de quem passava pelo shopping. De acordo com o coordenador do Paraesporte, Fabio Coboski, os objetivos são divulgar o trabalho que hoje atende cerca de 900 pessoas em Campos, por meio do esporte, e continuar lutando pela inclusão das pessoas com deficiência. “Eles merecem nosso respeito e admiração e ainda tivemos a oportunidade de mostrar a potencialidade de cada um e a felicidade podia ser vista em cada rosto. Tinha aluno que tinha ido ao shopping e esta socialização é muito importante para o desenvolvimento deles”, concluiu Coboski.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município