Dezenas de idosos assistidos pela superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo e representantes de instituições filantrópicas desfilaram em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta sexta-feira (7), no ato cívico realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Após as participações da Guarda Civil Municipal e do Moto Club de Campos, os idosos da Casa de Convivência do Parque Tamandaré, do Centro Dia, do Grupo Direma Quintanilha de Farol de São Thomé e do grupo Finazinha Queiroz, apresentaram durante o desfile cívico faixas representativas de seus respectivos grupos.
— Estamos muito felizes em ver o nossos idosos estar participando de um evento de tamanha grandiosidade representando a nossa pátria. Os nossos idosos estavam ansiosos para a chegada desse dia que é tanto importante para todos nós. Eles deixaram bem claro que queriam participar no desfile com a intensão de mostrar que são ativos, resultado dos trabalhos que realizamos com todos eles — disse o coordenador da Casa de Convivência do Parque Tamandaré.
Para a Isabel Leite, de 94 anos, integrante do grupo Finazinha Queiroz, o desfile cívico já faz parte da sua vida, já que participa há anos. Ela ainda relata que momentos como esse não podem passar despercebidos.
— Eu estava preocupada em não poder participar deste ato tão importante, pois esta semana não estava me sentindo muito bem. O momento cívico para mim é muito importante e ao desfilar com o grupo dos idosos mostra ainda mais que somos valorizados pela sociedade — destacou dona Isabel.
Já os representantes de entidades filantrópicas, como: Casa de Caridade Maria Franc, Hospital Doutor João Viana, Associação Monsenhor Severino, Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa de caridade Santa Bárbara, Associação Espírito filho de Oxalá (Aefo), Grupo Espírita Mensageiro da Paz Espiritual (Menpas), dentre outras desfilaram apresentando as bandeiras do município, do país e de alguns dos Estados brasileiros.
Segundo a diretora executiva da Coesa, Rosa Morisson, o grupo da Coesa já é tradição na participação do desfile cívico de 7 de setembro e que este ano não poderia deixar de ter a integração das entidades.
— É bacana estarmos integrados ao desfile, já que participamos há anos. Ao todo, 31 representantes de entidades desfilaram nesse momento que é de homenagem ao nosso país e ao nosso município. Fico feliz por ter desfilado mais um ano, além de ver que os familiares e os assistidos das entidades vieram prestigiar o evento — informou Rosa Morisson.
Já a representante da Casa de Caridade Doutor Hermann, Ana Clécia Vieira, 52 anos, relata que o apoio da Coesa é essencial para as entidades sociais.
— Como somos entidades ligadas à Coesa, é muito importante vir para mostrar que temos representatividade e, ao desfilarmos neste dia da Independência, mostramos o nosso dever o cívico ao país e nosso município. É o momento de mostrar a nossa cidadania através do patriotismo, que é o dever diário de todos nós, cidadãos — informou Ana Clécia