Notícia no detalhe
PSE lança projeto itinerante que leva orientações em saúde às escolas da zona rural
O programa, reativado no município pelo governo Rafael Diniz, é desenvolvido pelas secretarias de Educação, Cultura e Esporte e a de Saúde.
Após mais de um ano de atividades ininterruptas em escolas da rede municipal, o Programa Saúde na Escola (PSE) iniciou nesta quinta-feira (30) um novo projeto: PSE Itinerante, que leva ações de promoção da saúde às unidades escolares da zona rural do município. A primeira escola beneficiada foi a Leandro de Souza Gomes, em Ibitioca. O objetivo é que seja atendida uma escola por mês, atendendo todos os distritos rurais do município.
Na ocasião, a equipe multiprofissional do programa - composta por dentista, fonoaudióloga, enfermeiras, técnicas de enfermagem e nutricionista - fizeram rodas de conversa com os pais dos estudantes, orientando sobre os principais cuidados com a saúde na infância. As carteiras de vacinação dos alunos foram analisadas e, quem não estava com as vacinas em dia, foi encaminhado à Unidade Básica de Saúde mais próxima.
— O PSE Itinerante é um avanço do programa, pois estendemos os braços do PSE para as escolas rurais. Nosso objetivo é atender todos os distritos rurais do município, levando as ações e projetos do PSE, promovendo saúde e prevenção aos agravos e doenças — explica Cátia Mello, coordenadora do PSE.
Caroline Alves é mãe de um estudante da educação infantil da unidade e gostou do projeto. “Ajuda bastante. Achei as orientações muito boas. Ibitioca é afastado do Centro e nem sempre essas iniciativas chegam aqui”, ressalta Caroline que, assim como os demais responsáveis presentes, ganhou um kit de higiene bucal da Colgate ao final da orientação de saúde dada pela dentista.
O PSE foi reativado no município pelo governo Rafael Diniz no ano passado. O programa é realizado através de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, sendo desenvolvido pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a secretaria de Saúde. Entre as ações desenvolvidas com os estudantes estão: avaliação da saúde auditiva e ocular; educação alimentar e nutricional, com avaliação antropométrica; educação em saúde bucal; combate ao aedes aegypti e orientações sobre higiene.
O programa hoje atua em 55 unidades escolares. Além das ações, o programa possui os projetos: Saúde Vocal para Professores, Crescer Saudável-Enfrentamento à obesidade; Aprendendo a Crescer - Estatuto da Criança e do Adolescente; Educar para transformar, Ensinando meus filhos a sorrir; Valorização da Vida de Prevenção ao Suicídio; Construindo Valores nas Escolas; O Cuidado no Cuidar; e PSE-Rede Cegonha para adolescentes grávidas.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município