Notícia no detalhe
Campos participa de maratona de soluções tecnológicas para cidades
Presente na 1ª HackNit, em Niterói, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos planeja realizar evento participativo na cidade.
A superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos participou, neste fim de semana, da maratona tecnológica 1ª HackNit, promovida pela Prefeitura de Niterói com o objetivo de buscar soluções que garantam serviços públicos mais eficientes e melhorem a qualidade de vida por meio do conceito das Smart Cities. A equipe campeã contou com a participação do campista Pedro Mendes, servidor do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). O superintendente da pasta, Romeu e Silva Neto, adiantou que o objetivo principal foi estudar o evento para organizar uma maratona de soluções em Campos.
De sexta (24) a domingo (26), programadores, designers, empreendedores e entusiastas se dividiram em equipes para solucionar os desafios propostos pelos órgãos da administração pública em sete áreas diferentes: Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, Voluntariado, Saúde, Conservação e Meio Ambiente. Nesta segunda-feira (27), o encontro acontece na Casa Firjan, Centro de Inovação recém-inaugurado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, e na Agência PUC-Rio de Inovação.
Os participantes contaram com total infraestrutura para desenvolver seus projetos durante as 36 horas de competição: conectividade, alimentação, área de descanso e banho, dados georreferenciados municipais, além de mentores de diferentes áreas disponíveis para auxiliar na consolidação das ideias e no desenvolvimento das soluções.
O superintendente Romeu e Silva Neto e a assessora-chefe para Inovação, Leonora Tinoco, foram recebidos pela secretária de Planejamento e Modernização da Gestão de Niterói, Giovanna Victer, responsável pelo evento.
— Pretendemos realizar uma maratona em Campos o mais breve possível e nossa participação no HackNit foi de grande importância. Aqui pudemos conhecer toda a dinâmica de um evento desse porte, além de avaliarmos a estrutura necessária para sua realização. Nossa conclusão é que temos totais condições de organizar um evento como esse, que trará soluções inovadoras para diversas demandas de nossa cidade — ressaltou Romeu.
Segundo Giovanna, será formada uma comunidade HackNit que atuará em rede com outros municípios, empresas e governos, com o objetivo de promover a interação e o compartilhamento das soluções desenvolvidas.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
- 27/08/2025 15:16:20 Psicólogos da Assistência Social participam de roda de conversa e café da manhã
- 27/08/2025 15:00:52 Fórum Regional de Combate à Intolerância Religiosa nesta quinta-feira na Câmara
Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
2708 15h16Psicólogos da Assistência Social participam de roda de conversa e café da manhã
2708 15h00Fórum Regional de Combate à Intolerância Religiosa nesta quinta-feira na Câmara
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia