Notícia no detalhe
Campanha itinerante de vacinação antirábica segue na área rural
Ao todo, neste sábado, foram vacinados 4.554 animais, sendo 3.865 cães e 689 gatos. O objetivo é imunizar cães e gatos do município e, para isso, a campanha itinerante segue nos dias 1º., 15 e 22 de setembro, das 9h às 17h, c
Dando continuidade à campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos em áreas rurais do município, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram neste sábado (25) em várias localidades. Ao todo, neste sábado, foram vacinados 4.554 animais, sendo 3.865 cães e 689 gatos. O objetivo é imunizar cães e gatos do município e, para isso, a campanha itinerante segue nos dias 1º., 15 e 22 de setembro, das 9h às 17h, conforme cronograma do órgão.
Neste sábado (25), as equipes estiveram em Ribeiro do Amaro, Conselheiro Josino, Vila Nova, Morro do Coco, Brejo Grande, Santa Ana, Mundéus, Matutu, Balança Rangel, Caxias, Colégio/Caxeta, Espírito Santinho, Santo Eduardo, Santa Maria, Itereré, KM 13, 14 e 15, e Travessão.
A Campanha Itinerante conta com várias equipes do CCZ percorrendo simultaneamente localidades mais distantes da área central. Devem tomar a vacina os animais com pelo menos quatro meses de idade e saudáveis. “Em geral, a vacinação foi boa, mas esperávamos que mais pessoas levassem seus animais de estimação. A raiva é uma doença controlada, mas não tem cura e a única forma de prevenir é vacinando”, disse a médica veterinária do CCZ, Francimara de Araújo, destacando a participação de alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) na campanha.
Ela lembra que os animais devem ser vacinados uma vez por ano e os que ainda não vacinaram os seus animais devem ficar atentos ao calendário. “Quem já foi imunizado este ano não precisa tomar vacina de novo. É uma vez por ano”, reforça a veterinária, lembrando que, nos locais por onde as equipes já passaram, e os proprietários não vacinaram seus animais, podem procurar a sede do CCZ com os animais para a vacinação.
O Dia D nacional de vacinação antirrábica deste ano será em 29 de setembro, quando o serviço será oferecido na área urbana. “Serão mais de 60 pontos de vacinação. Este ano, estamos incluindo postos de vacinação nos bairros Nova Canaã, Vila Manhães e Parque Julião Nogueira”, adianta Francimara.
Vacinação no dia 1º. – No próximo sábado (1º.), a equipe do CCZ estará em Ururaí, Tapera III, Lagoa de Cima, Ponta da Lama, Ibitioca, Serrinha, Pernambuca, Sapucaia, Boa Vista de Sapucaia, Três Vendas, Venda Nova, Campo Novo e Usina São João. “A campanha itinerante vai até cada uma dessas localidades, onde é montado um ponto de vacinação, que pode ser em uma praça, uma escola ou unidade de saúde”, explica Francimara.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















